Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Estado articula programa de vigilância sanitária das fronteiras para evitar reintrodução da aftosa

Representantes de forças de segurança estadual e nacional e do setor produtivo estiveram reunidos para planejar vigilância

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
11/03/2020 21:23 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) reuniu, nesta quarta-feira (11/3) representantes de forças de segurança estadual e nacional e do setor produtivo para a articulação em torno do Programa de Vigilância de Fronteira – Sentinela, que será implementado para evitar a reintrodução do vírus da febre aftosa. O aumento da presença do Estado nas fronteiras com Uruguai e Argentina tem como objetivo garantir a sanidade do rebanho de bovinos e bubalinos quando da evolução do status sanitário do Estado para livre de aftosa sem vacinação.

Divulgação / Seapdr

O secretário adjunto da Seapdr, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, coordenou o encontro, que teve participação de representantes de Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Exército, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Brigada Militar, Polícia Civil, Casa Militar, Defesa Civil, Federação da Agricultura do RS (Farsul) e Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa).

O Rio Grande do Sul tem reconhecimento internacional como zona livre de febre aftosa com vacinação desde 1998. Com movimentos do Estado para a retirada da vacina, a região de fronteira é apontada em análise multicritério da UFRGS como de maior risco.

O Programa Sentinela foi construído para mitigar o risco de introdução de animais suscetíveis à febre aftosa de forma ilegal no território gaúcho, de produtos, subprodutos e objetos ou substâncias com potencial de contaminação, e difundir informações de medidas de biosseguridade, prevenção e controle de rebanhos nas propriedades da região. 

Integração será vital

O programa tem área de abrangência de 50 quilômetros da faixa de fronteira, envolvendo 59 municípios nas fronteiras com Uruguai e Argentina, com 64.842 propriedades rurais e rebanho de 4,4 milhões de cabeças. A metodologia de trabalho prevê distribuição das equipes e gerenciamento das atividades em quatro blocos – Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja e Santa Rosa.

Comitês gestor e técnico executivo serão constituídos para a gestão do programa, que vai racionalizar ações de mitigação de risco e recursos disponíveis, para coibir atividades irregulares e ilícitas que possam representar ameaça à condição sanitária do Estado. A difusão de informação qualificada aos envolvidos e interessados deverá ajudar na consolidação de uma cultura de prevenção e biossegurança nas transações com animais na região.

A operacionalização do programa se dará por meio de convênios entre a Seapdr e outras pastas e órgãos da administração do Estado e do governo federal. “Esta integração é vital, condição sine qua non para que o Estado tenha segurança para a evolução do status sanitário”, disse o secretário adjunto. Conforme o diretor do Departamento de Defesa Agropecuária da Seapdr, Antônio Carlos de Quadros Ferreira Neto, o Rio Grande do Sul pretende executar uma ação piloto ainda em maio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE