Agro
Estiagem: prejuízos aumentam na agricultura de Erechim
Mais propriedades agrícolas passam a receber água da Defesa Civil. Pequenos agricultores vão receber ajuda da prefeitura na compra de alimentos para os animais.
A Secretaria de Agricultura de Erechim vai selecionar na próxima semana as propriedades que serão beneficiadas com a construção de pequenos açudes. Um programa emergencial criado pelo governo do gaúcho, para amenizar os problemas causados pela estiagem no meio rural, vai pagar a construção de 12 pequenos açudes. O secretário Willian Racoski, ouvido pelo AU, diz que terão prioridade as propriedades que estão sendo abastecidas por caminhões da Defesa Civil.
O secretário confirmou que o prolongamento da estiagem também está provocando aumento do número de propriedades sem água. O secretário, atende a uma determinação do Prefeito Paulo Pólis, que está desenvolvendo um projeto para obras de perfuração de poços artesianos, construção de açudes e cisternas em pontos onde neste momento, a falta de água é crucial. Em uma próxima estiagem, essas propriedades vão suportar a estiagem por bem mais tempo, explica Willian Racoski.
O secretário também fala na entrevista sobre os prejuízos com as culturas de milho, feijão, soja e leite: