Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Estiagem provoca decretação de Situação de emergência em Chapecó

Com a medida a administração municipal poderá adotar mais rapidamente medidas de enfrentamento, além de possibilitar aos agricultores o encaminhamento de seguros.

ClicRDC
por  ClicRDC
10/05/2021 21:09 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O prefeito de Chapecó decretou nesta segunda-feira(10),  Situação de Emergência no município por conta da estiagem que provocou também o desabastecimento de água na cidade. A estiagem atinge toda a região Oeste de Santa Catarina. Na última sexta-feira (07), a Defesa Civil encaminhou para o Gabinete do Prefeito João Rodrigues, um parecer técnico que recomendava a decretação de situação emergência no município, devido a estiagem que atinge a região.

Com a medida a administração municipal poderá adotar mais rapidamente medidas de enfrentamento, além de possibilitar aos agricultores o encaminhamento de seguros.

Diego Antunes/Grupo Condá de Comunicação

Em fevereiro choveu 74 milímetros, o que corresponde a 42% da média histórica, em março choveu 94 milímetros, o que dá 66% da média histórica e, em abril tinha chovido 22 milímetros, o que dá 20% da média histórica, segundo publicação do site ClicRDC.

A Administração Municipal está transportando água para moradores do interior, para consumo humano e animal. O diretor de Agricultura, Jonas Bringhenti, relata prejuízos na safrinha de milho, para silagem, além de atraso na implantação das pastagens de inverno.

A Casan adotou um sistema de manobra de registros, num sistema de rodízio em 13 bairros da cidade. Com isso falta água em alguns horários.

O reservatório do Lajeado São José está com apenas 26% da capacidade, que se manteve estável na última semana, graças à chuva e à instalação de bombas de emergência, que aumentaram em 100 litros por segundo a captação da Barragem Santa Terezinha, do rio Tigre, em Guatambu.

Na semana passada também foi lançado o edital para perfuração de poços artesianos no São Pedro, Esplanada e Boa Vista. Segundo a gerência regional da Casan, a empresa vencedora será conhecida no dia 2 de junho, com a abertura das propostas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE