Cidade

Estudante erechinense conquista bolsa de estudos nos EUA

Rafaela que é aluna do IFRS foi aprovada para estudar 10 meses no Snow College em Ephraim no estado de Utah. A viagem está marcada para o mês de Agosto.

Por Redação Publicado em 25/06/2021 22:16 - Atualizado em 03/06/2024 09:56

Quando criança, Rafaela Schoeitzer Elias sonhava em ser astronauta e gostava muito de entender como as coisas aconteciam - ao invés de brincadeiras com bonecas, preferia investigar e entender por exemplo, como as formigas construíam seus "castelinhos de terra".

Aluna de escola pública, ela conta que sempre gostou muito de estudar, era interessada e buscava o conhecimento, pesquisando, lendo e estudando muito. O tempo passou, Rafaela cresceu e o sonho de ser uma astronauta foi ficando de lado, mas o amor pelos estudos e o desejo de "voar alto" nunca foi abandonado.

Arquivo Pessoal

Depois do ensino médio, Rafaela decidiu cursar Engenharia de Alimentos e a jovem estudante carregava consigo o sonho de estudar em uma universidade fora do país. E sabia que para isso, precisava buscar mais, correr atrás das coisas para conseguir alcançar o lugar que almejava. Aprender a falar inglês era uma dessas coisas, então se matriculou em uma escola de inglês onde estudou por seis meses.

Chegou um momento em que resolveu estudar por conta, em casa mesmo e com muito esforço e dedicação, em um ano estava falando inglês em um nível intermediário.

A grande e esperada oportunidade chegou no mês de janeiro com o Edital IFRS 001/2021 - Seleção de estudantes para representar o IFRS no Community College Initiative (CCI) Program - Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Rafaela participou do processo seletivo interno e foi classificada em 4º lugar. Depois disso, concorreu com candidatos de todo o Brasil terminando selecionada com outras seis pessoas.

Rafaela foi aprovada para estudar 10 meses no Snow College em Ephraim no estado de Utah. As despesas de viagem, estadia, alimentação serão custeadas pela bolsa que conquistou. A viagem está marcada para Agosto.

Aquele sonho que havia ficado lá atrás no passado, o astronauta, lembra?! então... ele se tornou presente novamente, só que de outra forma. Rafaela conta que um dos objetivos dela e que possivelmente será tema de seu mestrado é desenvolver novas tecnologias capazes de levar comida fresca ao espaço.

A conquista da bolsa já transformou a vida da estudante que sabe que o caminho até aqui não foi fácil, que sabe que a caminhada daqui pra frente será longa, mas que também acredita que pode ir ainda mais longe!

Rafaela agradece o apoio da família, amigos e namorado Vinícius Juchneski. E para quem tem um sonho assim como o dela, a estudante deixa um recado:

" Não desista, mesmo que todas as circunstâncias estejam contra você. Nada que uma corrida a mais não te fortaleça. Nunca, desista dos seus sonhos."

Quando retornar ao Brasil, em maio do ano que vem Rafaela pretende compartilhar com outras pessoas toda sua experiência. Por enquanto, o que sobra é a alegria e o orgulho de poder representar o IFRS e o Brasil nos EUA.

Conteúdo relacionado