Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Educação

Estudantes do CEJA participam de formação sobre eleições e voto consciente

A atividade foi conduzida pelo chefe de Cartório da 20ª Zona Eleitoral do Rio Grande do Sul, Mateus Campos Felipe.

ASCOM Prefeitura Municipal de Erechim
por  ASCOM Prefeitura Municipal de Erechim
14/09/2022 11:34 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Nesta semana, os estudantes do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) participaram de um momento de formação sobre eleições e voto consciente. A atividade foi conduzida pelo chefe de Cartório da 20ª Zona Eleitoral do Rio Grande do Sul, Mateus Campos Felipe. A atividade fez um resgate histórico das eleições no Brasil e no mundo, com destaque na importância e na necessidade do voto consciente para o desenvolvimento eficaz de uma sociedade. Além disso, o responsável pelo Cartório Eleitoral explicou o processo das eleições e a segurança das urnas eletrônicas.

A professora Claudia Smuk da Rocha destacou que a formação vai a encontro dos temas de sala de aula. “Eleições e voto consciente foi um importante ponto de partida para os professores da Área de Ciências Humanas aprofundarem os estudos sobre os temas da democracia e cidadania, da história do voto no Brasil e da função de cada um dos poderes da União, seja Executivo, Legislativo e Judiciário”, comenta a professora.

Os estudantes demonstraram interesse na temática e tiraram suas dúvidas, como a estudante da turma do Módulo IV A, Ionara Antunes. “Eu achei muito importante a palestra porque esclareceu muitas dúvidas e nos orientou quanto a importância do nosso voto. Na ocasião conhecemos a urna eletrônica e participamos de uma votação simulada. A experiência foi muito legal”, explicou a estudante.

A professora Claudia, ainda destacou a atividade como motivadora para o exercício de um direito muito importante de uma sociedade democrática. “A experiência vivida pelos estudantes na palestra foi muito significativa, principalmente pela oportunidade que tiveram de simular o voto em uma urna eletrônica, sendo que a maioria deles nunca havia votado antes. Assim, os estudantes foram estimulados a valorizar o voto como instrumento que permite exercer a cidadania”, finaliza a professora.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE