Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
UFFS/Divulgação
Educação

Evento na UFFS debaterá os desafios para acesso à moradia em Erechim e Passo Fundo

Resultados de projeto de pesquisa serão apresentados no dia 27 de novembro

Wagner Lenhardt/ Assessoria UFFS
por  Wagner Lenhardt/ Assessoria UFFS
24/11/2023 09:34 – atualizado há 38 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim promove, no dia 27 de novembro, a exposição temática “Desafios para o acesso à moradia em Erechim e Passo Fundo”, em que serão apresentados parte dos resultados do projeto de pesquisa “Mercado imobiliário e desigualdades socioespaciais no norte do Rio Grande do Sul”. O evento será realizado no Auditório do Bloco dos Professores, das 17h às 19h. Haverá transmissão pelo Webex, na sala https://uffs.webex.com/webappng/sites/uffs/dashboard/pmr/jucara.spinelli.

Participam da exposição temática os acadêmicos Érico de Lima, do curso de Licenciatura em Geografia, e Marvin Rojeski, do curso de Arquitetura e Urbanismo. Érico participou do projeto de pesquisa “Ofertas imobiliárias, planejamento urbano e desigualdades socioespaciais em Passo Fundo” e Marvin atua no projeto de extensão “A cidade de Erechim no século XXI: adensamento, expansão e dinâmica imobiliária - repensando a região e a cidade”. O evento é coordenado pela professora Juçara Spinelli.


“A precariedade habitacional em Erechim é um desafio latente, refletido na dificuldade de acesso, tanto à moradia adequada quanto à cidade, para uma parcela significativa da população”, diz o acadêmico Marvin Rojeski.

A carência de políticas públicas eficazes e a influência do mercado imobiliário no setor habitacional resultou em um déficit expressivo de moradias dignas, impactando especialmente as camadas de menor renda. Muitas famílias enfrentam dificuldades financeiras que as impedem de acessar habitações de qualidade, levando a condições de moradia insatisfatórias, como habitações precárias, superlotação e, em alguns casos, a própria falta onde habitar e viver. Essa realidade destaca a urgência na implementação de medidas eficazes para expandir o acesso à habitação, assegurando um direito fundamental estabelecido pela Constituição.

Sobre a situação em Passo Fundo, o acadêmico Érico de Lima afirma:

“A acentuação das moradias precárias em Passo Fundo é resultado das ações de um estado capitalista, corroborado por agentes imobiliários que produzem e reproduzem os espaços especulativos, ofertados com altos preços pelo mercado. 
Tais preços, dificultam o acesso dos mais pobres à moradia e à cidade, sendo uma problemática que reflete na ausência de políticas públicas habitacionais, um desafio para o estado rever o modo como a cidade está sendo planejada, pois, da forma atual, tem aumentado o seu déficit habitacional desde 2014. Exemplo disso são as inúmeras ocupações urbanas que se disseminam nas margens dos beira-trilhos e nos espaços públicos ociosos que não cumpriram com a sua função social”, diz.

O evento é aberto a todos os interessados. Não é necessário realizar inscrição e haverá certificação aos participantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE