O AGRO ÉD FORTE
Expointer 2025 abre com recorde de expositores na Agricultura Familiar
Com 456 agroindústrias e empreendimentos parceiros, pavilhão celebra diversidade, inovação e protagonismo do setor no RS
A Expointer 2025 abriu os portões neste sábado (30) em Esteio, consolidando-se mais uma vez como o maior evento do agronegócio gaúcho e um dos mais importantes da América Latina. O destaque inicial ficou por conta do Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF), que neste ano reúne 456 agroindústrias e empreendimentos parceiros — o maior número de expositores da história do espaço.

Na edição anterior, o pavilhão havia recebido 413 expositores. O crescimento foi possível graças à realocação de câmaras frias e depósitos de alimentos para uma área externa, medida que liberou espaço para novos estandes e permitiu ampliar a diversidade de negócios presentes na feira.
O visitante que circular pelo pavilhão encontrará uma combinação de tradição e inovação. Se os produtos já consagrados seguem atraindo o público, novidades criativas marcam presença entre os lançamentos. Entre elas, o chopp do morango e do amor, produzido pela Bebidas Ferigollo, de Frederico Westphalen. A bebida nasceu de testes artesanais em 2016 e, desde 2020, é produzida comercialmente pela família, que encontrou na sucessão rural uma forma de manter e expandir o negócio.
Outro lançamento que chama atenção é o iogurte de rosas, do Laticínio Benoli. Produzido com leite orgânico e fermento importado, o produto é servido em potes com geleia artesanal no fundo. “A ideia surgiu quando experimentamos a geleia de rosas de uma parceira e pensamos em criar um produto diferenciado. Trouxemos mil unidades para a feira, e a expectativa é vender tudo”, contou Germano Benet, que administra a agroindústria ao lado dos pais.
O salame com pinhão, da Don Cutello, também estreia na Expointer. A receita surgiu de uma experiência caseira da filha da proprietária Patrícia Cavazin, que administra o negócio com o marido, Ezequiel. A novidade tem agradado os visitantes. “É uma experiência gastronômica espetacular, pela textura e pelo sabor. Vale a pena provar”, avaliou Leonardo Ginsburg, de 40 anos.
Além das novidades, o pavilhão oferece uma ampla variedade de alimentos e artesanatos: queijos, embutidos, cucas, doces, sucos, vinhos, cachaças, licores, cervejas artesanais, farinhas, grãos, erva-mate e peças em lã, couro, madeira e fibras vegetais. Do total de expositores, 356 são agroindústrias familiares, representando 78% do espaço. Entre eles, 70 participam pela primeira vez, 68 são jovens de até 30 anos e 146 têm mulheres no comando, reforçando o protagonismo feminino e da juventude no campo.
Em 2024, a Expointer recebeu 662 mil visitantes e movimentou quase R$ 11 milhões em vendas somente no pavilhão da Agricultura Familiar. Para 2025, a expectativa é superar esses números, impulsionada pelo maior número de empreendimentos presentes e pela diversidade de produtos, consolidando ainda mais a feira como vitrine de oportunidades para o campo gaúcho.

Onde encontrar alguns dos lançamentos do Pavilhão da Agricultura Familiar
- Chopp do morango e do amor – Bebidas Ferigollo (Banca 195)
- Iogurte de rosas – Laticínio Benoli (Banca 201)
- Salame com pinhão – Don Cutello (Banca 446)
- Barra de cereal e bacon – Produtos Lilien (Banca 224)
- Licor de quindim – Destilaria Alto da Cruz (Banca 62)
- Cuca com cerveja – Sabor da Casa (Banca 116)
- Rapadura com café – Colonial Gelinger (Banca 175)
- Spritzer de limão – Lonore Destilados (Banca 231)
- Salame com borda de pimenta – Embutidos Weber (Banca 292)
- Mel composto com nozes – Mel da Terra (Banca 245)
- Doce de leite alcoólico com licor de morango – Intenso Laticínios (Banca 188)
- Queijo com cerveja – Sandra (Banca 226)