Agro
Exposição com mais de dez espécies de abelhas-sem-ferrão retorna à Expointer
O objetivo é conscientizar o público em geral da importância que as abelhas-sem-ferrão têm para o meio ambiente e a necessidade de preservação e conservação dessas abelhas, assim como da natureza.
A Associação de Meliponicultores do Vale do Alto Taquari (Amevat) programou intensa atividade neste retorno presencial da Expointer que ocorre de 27 de agosto a 4 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Com o objetivo de conscientizar o público em geral da importância que as abelhas-sem-ferrão têm para o meio ambiente, o presidente da entidade, Nelson Angnes, ressalta que a programação foi pensada para mostrar a necessidade de preservação e conservação dessas abelhas, assim como da natureza.
Angnes coloca que as abelhas ajudam na manutenção do ecossistema. “Elas polinizam as flores aumentando e melhorando a produção de diversas culturas, ou seja, contribuem para a continuação da biodiversidade”, destaca, informando que as atividades da Amevat na feira se desenvolverão dentro do espaço da Emater/RS no parque.
O público poderá conferir uma exposição com mais de dez espécies de abelhas-sem-ferrão e uma mostra de Meliprodutos, além de degustar diversos tipos de méis. Angnes enfatiza, ainda, que um dos pontos altos da programação da Amevat na Expointer será o lançamento do segundo livro de Meliponicultura da doutora em Ciências Agrárias Genna Sousa, que é pesquisadora e coordenadora do setor de Meliponicultura da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
O título da publicação é “Tópicos Avançados em Meliponicultura”, que faz parte da série: Meliponicultura Sem Segredos. O lançamento ocorre no dia primeiro de setembro, quinta-feira, às 15h30min.