Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Extensionistas e produtores participam de capacitação sobre irrigação em Erechim

As orientações foram repassadas pela engenheira Agrícola, professora doutora Raquel Paula Lorensi, da URI.

Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar
por  Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar
23/11/2021 17:33 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um grupo de mais de 50 extensionistas e produtores dos 32 municípios da região administrativa do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar participou, em Erechim, de uma capacitação sobre irrigação realizada na URI – campus 2, na tarde desta segunda-feira (22/11). As orientações foram repassadas pela engenheira Agrícola, professora doutora Raquel Paula Lorensi, da URI.

Fotos: Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar

“A irrigação não faz milagre. Ela é importante, funciona como um plus”, disse a professora, ao falar do tema nivelamento na parte de irrigação por aspersão convencional.

O objetivo da irrigação é fornecer uma quantidade adequada de água às plantas, de maneira que, juntamente com as demais operações agrícolas, como adubação, mecanização, controle de pragas e doenças, entre outras, contribua de forma mais efetiva para o aumento da produtividade das culturas. Também citou vários fatores e particularidades que influenciam na irrigação, como a umidade relativa do ar e o vento, e o período adequado para a prática.

Ela chamou atenção aos critérios para o manejo da irrigação na cultura do milho em seus diversos estágios. Outra ferramenta importante, destacada no evento, é a necessidade do uso de sensores para saber a hora certa de irrigar. Também fez demonstrações do uso de equipamentos de irrigação de baixo custo e que podem ser feitos pelos próprios produtores.

Segundo Raquel, o produtor nunca deve passar de sete a oito dias sem irrigar em caso de solos argilosos ou arenosos. Também usou vídeos para completar outras orientações técnicas a respeito da exigência de água pela cultura do milho. “O milho é uma cultura muito exigente em água, sendo que a quantidade de água consumida pela planta, durante seu ciclo, está em torno de 400 a 700mm, exemplificou.

Fotos: Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar

No final da capacitação, o coordenador do curso de Agronomia, professor Amito José Teixeira destacou a importância da irrigação que pode elevar a cultura na região do Alto Uruguai.

A capacitação foi promovida pela Emater/RS-Ascar, através do Escritório Regional de Erechim, e integra um conjunto de práticas da Secretária Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), da qual a Emater/RS-Ascar é vinculada.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE