Mundo

Fallha no sistema cancela todos os voos nos EUA

FAA, administradora da aviação civil do país, ordenou que aviões de todos os aeroportos do país permaneçam em solo até pelo menos 09h no horário da costa leste (11h de Brasília)

Por g1 Publicado em 11/01/2023 09:50 - Atualizado em 03/06/2024 11:34

A queda de um dos sistemas de controle aéreo dos Estados Unidos cancelou temporariamente todos os voos saindo dos aeroportos do país nesta quarta-feira (11).

Todos os voos domésticos e internacionais que decolariam nesta manhã dos aeroportos do país estão em solo por determinação da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, na sigla em inglês) pelo menos até as 09h desta manhã no horário da costa leste (11h no horário de Brasília). Apenas voos militares e de resgate médico estão autorizados a decolar.

    A FAA disse que um dos seus sistemas, o Notam - que alerta pilotos e outros funcionários de voo sobre algum perigo ou alterações relevantes em aeroportos - caiu, afetando "operações por todo o país".

    @kkatiegrant417/Reprodução Twitter

    Desde cedo, passageiros já relatavam cancelamentos em diferentes companhias e aeroportos, e sites de notícia dos EUA falam em cancelamento de todos os voos em solo norte-americano.

    O Notam, sigla em inglês para Aviso aos Aeronavegantes, é um sistema internacional de mensagens que informa qualquer alteração ou risco para a navegação aérea. Ele pode indicar uma pista que esteja interditada, o fechamento de espaço áereo, falha em algum equipamento de auxílio ou ainda alguma orientação geral.

    O objetivo desse sistema é ser uma forma rápida e eficiente de notificar todos os envolvidos com o transporte aéreo. A FAA disse ainda não haver prazo para recuperá-lo.

    Conteúdo relacionado