Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Educação

Familiares aprovam uso do uniforme escolar e ressaltam vários benefícios

Mães, pais, avós, responsáveis destacam os aspectos educacionais, sociais, econômicos da padronização do vestuário das escolas municipais

Assessoria PM Erechim
por  Assessoria PM Erechim
14/06/2022 16:10 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Igualdade, mais segurança, melhor rendimento escolar e bem-estar dos estudantes. Esses são alguns dos benefícios que a implantação do uniforme escolar irá proporcionar aos estudantes do Sistema Municipal de Ensino de Erechim, do Pré ao 9º ano. Na semana passada, o prefeito de Erechim, Paulo Polis; o vice-prefeito, Flavio Tirello; e a secretária de Educação, Verenice Lipsch, realizaram a entrega de mais uma remessa de uniformes às famílias dos estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil Lucas Vezzaro e da Escola de Educação Infantil Copas Verdes. A seguir, o depoimento de mães, pais, avós e responsáveis sobre o uniforme escolar.

Escola Copas Verdes

“Espero que os próximos prefeitos continuem com este projeto”

Para Francieli Tomkiel, mãe do Arthur, é importante que as crianças venham iguais para a escola pela questão socioeconômica. 

Muitas famílias não têm condições de fazer com que a criança vá bem vestida e, agora, todos vão vir iguais. Esse é um projeto muito importante da prefeitura, que vai ter um efeito positivo na educação de meu filho. E espero que os próximos prefeitos continuem com este projeto, porque contribui muito para a educação”, afirma. Ela acrescenta. “o meu filho é autista e é muito bem tratado na escola, ele gosta de vir para aula e com o uniforme só vem para fazer bem para a educação dele”.

“O uniforme não cria diferenças, mas igualdade”

A avó Elma Mandelli estava acompanhando a neta Izabeli para receber o uniforme escolar. “Este é um projeto muito significativo para a educação porque todos eles estarão iguais no dia a dia, o uniforme não cria diferenças, mas igualdade, já que a roupa chama muita atenção, principalmente, para as meninas”, disse. Ela enfatiza que o uniforme vai trazer efeitos positivos para a educação e às famílias. “Já que é uma responsabilidade também para os estudantes”, afirma.

“Mais segurança para eles”

Para a avó, Marli Martins, vó do Davi, a utilização do uniforme vai trazer mais segurança para os estudantes. “Vai identificar as crianças, cada um deles, e isso traz segurança. Além do benefício para a vida dele, para a formação escolar. O uniforme vai ajudar bastante”, disse.

“Projeto maravilhoso”

Achei um projeto maravilhoso e de suma importância, até para tirar o diferencial entre as crianças, para elas se sentirem iguais entre elas, e, isso acredito, vai trazer um crescimento educacional bem importante”, disse a mãe, Lilian Cuiava, da estudante, Sofia Cuiava.

Ela acrescenta que o uniforme escolar vai repercutir de forma muito positiva na educação das crianças. “Porque elas vão se preocupar somente em estudar e não se achar um melhor que o outro pela roupa, porque mesmo nesta idade eles já sentem esta diferença”, afirma.

O uniforme é bem significativo e impressionante a quantidade de peças que a gente está recebendo, é de suma importância para as famílias e até um atrativo para as crianças virem para a escola. Vejo isso pela minha filha que está num grande entusiasmo em função do uniforme”, disse Lilian Cuiava.

“Com certeza será bom para as crianças”

Com certeza será bom para as crianças, e vem para melhorar a educação dos alunos”, afirma o pai, André Luis de Melo Florêncio, do Davi. Ele ressalta que o uso dos uniformes vai ter um impacto positivo na vida do filho.

André Luis de Melo Florêncio

Economia com a compra de roupas

Segundo Salete Kihl, mãe do Lucas, colocar uniforme na escola é bom pela questão financeira, mas também educacional. “As mães se sentem aliviadas por não ter que gastar com a compra das roupas, e vai contribuir bastante para a educação do meu filho. Ele vai sair de casa uniformizado e não vai voltar da escola dizendo que o colega está com tal roupa, porque todos estarão com a roupa igual. Só temos a agradecer a prefeitura”, disse.

Escola Lucas Vezzaro

“Acho que a utilização do uniforme é importante porque vai igualar as crianças, e, também, oferecer segurança, porque irá caracterizar todos eles com a roupa da escola”, afirma a mãe, Marisa Fátima Strapasson, de Bernardo Loss.

Investe + Erechim

O uniforme escolar destinado aos estudantes do Pré ao 9º do Sistema Municipal de Ensino de Erechim faz parte do programa municipal Investe + Erechim e conta com investimento de R$ 4 milhões, que vai beneficiar mais de cinco mil estudantes, que estão recebendo 14 peças de roupas, entre elas, camiseta, moletom, jaqueta, meia, bermuda, leggin, calça, tênis e mochila.

O Investe + Erechim é um programa municipal de investimentos público-privados superior a R$ 1 bilhão nas áreas de educação, saúde, assistência social, qualificação profissional, tecnologia e infraestrutura.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE