Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Farmácias têm aumento no número de casos de Covid-19 diagnosticados por testes rápidos

O Rio Grande do Sul é um dos estados que, segundo a pesquisa, preocupa pelos sucessivos avanços de registros.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
10/02/2021 09:45 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Farmácias de 21 Estados e do Distrito Federal apresentaram novo aumento no número de casos de Covid-19 diagnosticados por testes rápidos. O Rio Grande do Sul é um dos estados que, segundo a pesquisa, preocupa pelos sucessivos avanços de registros. O Estado "terminou novembro com índices perto de 10% e agora já está com 14,94%, indica o relatório. Minas Gerais, São Paulo e Paraná também tiveram alto crescimento de positivos.

Na semana entre 25 e 31 de janeiro, foram registrados 31.349 resultados positivos, o equivalente a 20% de todas as testagens no Brasil. A média de todo o ano passado foi de 15%. Os dados são de levantamento semanal da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

Testes rápidos positivos tem média de 20% de positivos | Foto: Oscar del Pozo / AFP / CP

Na comparação com a semana anterior, somente Ceará, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio de Janeiro e Roraima apresentaram queda ou estagnação no percentual de infectados. A situação do Amazonas segue como a mais crítica, passando de 32,09% de casos identificados pelos testes para 33,33%.

Em nota, o CEO da Abrafarma, Sergio Mena Barreto, recomenda que as autoridades de saúde ampliem o alerta para Bahia e Pernambuco. "A Bahia ultrapassou pela primeira vez a casa dos 20% (de testes positivos), enquanto Pernambuco vê seus percentuais de confirmações aumentarem por sete semanas consecutivas", aponta.

No acumulado desde 28 de abril de 2020, as farmácias realizaram 2,71 milhões de testes rápidos, com 440.695 positivos (16%).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE