Agro
Fenasoja promoverá passeios turísticos
Roteiros contemplam o local considerado o marco zero do plantio comercial da soja
Em parceria com a Comissão Berço Nacional da Soja, a Fenasoja 2024 realizará passeios turísticos relacionados à história da oleaginosa no país. A edição deste ano da feira, que ocorre de 17 a 26 de maio, em Santa Rosa, inclui a comemoração do centenário da produção de soja no Brasil. Os roteiros incluem visitas ao local considerado o marco zero da cultura, onde o pastor americano Albert Lehenbauer lançou as primeiras sementes da soja, na horta da casa onde vivia na Linha 15 de Novembro (hoje, interior do município vizinho de Ubiretama), na década de 1920.
Entre outras atrações, haverá visita ao Memorial da Evolução Agrícola, em Horizontina, um complexo de 64 mil metros quadrados idealizado e construído com recursos da empresa John Deere. De acordo com o presidente da comissão, Marcel Lenz Stragliotto, as saídas ocorrerão nos dias 21 e 23 de maio.
“Temos a intenção de transformar esses passeios em rota turística permanente”, diz Marcel Lenz Stragliotto
Em maio de 2022, por meio do decreto 14.349/22, sancionado pelo então presidente Jair Bolsonaro, o município de Santa Rosa recebeu o título de Berço Nacional da Soja. A justificativa do projeto que deu origem à legislação afirma que os plantios comerciais do grão tiveram início em 1924, depois de verificada a boa adaptação da planta às condições do clima e solo da região.
A Fenasoja será lançada em Porto Alegre, na segunda-feira, dia 29. A cerimônia ocorrerá a partir das 8h30, no Hotel Plaza São Rafael. A previsão é de 350 mil pessoas visitem o Parque de Exposições de Santa, com movimentação de R$ 2 bilhões em negócios.