Agro
Fortalecimento da agricultura familiar em destaque
Durante o VII Congresso da Agricultura Familiar do Sutraf Alto Uruguai participantes avaliaram e discutiram ações em prol da agricultura e do movimento sindical
Em busca de fortalecimento que agricultores de 21 sedes do Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul – Sutraf Alto Uruguai – se reuniram durante o VII Congresso da Agricultura Familiar que ocorreu nesta quarta-feira, dia 8 de junho, no Seminário Nossa Senhora de Fátima em Erechim/RS.
O coordenador do Sutraf Alto Uruguai, Alcemir Bagnara abriu o congresso apresentando as proposições do evento, com uma mística que retratou o período de conquistas, de luta, resistência e de retrocessos que vive o Brasil em diferentes âmbitos e que atingem os agricultores.
Um painel com análise conjuntura política e social foi realizada com a participação do coordenador da Fetraf/RS, Douglas Cenci; e do presidente da CUT/RS, Amarildo Cenci.
Organização e força na agricultura
Com o tema “ Agricultura familiar produzindo alimentos e lutando por melhores condições de vida”, os participantes foram divididos em grupos de trabalho, buscando propor a análise e discussão de um documento base de um regimento para o VII Congresso. “As resoluções aprovadas ao fim do Congresso foram de atuação na defesa e valorização da agricultura familiar sobre todos os aspectos: trabalhando contra o desmonte do estado, das políticas públicas; no fortalecimento do sindicato enquanto instituição para além da organização, realizando trabalho de base, visitando aos agricultores, as comunidades, organizando assembleias e debates”, contou Bagnara.
Os agricultores também ressaltaram a importância da articulação e união com um conjunto de entidades que dialogam a agricultura familiar para discutir projetos de desenvolvimento; além de reafirmar a importância das formações para o aprimoramento de todos. Sobre o panorama político do país, os agricultores manifestaram insatisfação. “ Diante das péssimas condições de vida dos trabalhadores de hoje, que vivem um momento de retirada de direitos, perdas no campo e aumento de forma geral das condições de sobrevivência, os agricultores reafirmaram a necessidade de um novo governo que valorize a agricultura e promova o resgate do Brasil”, afirmou o coordenador do Sutraf.
Outro aspecto discutido durante o Congresso foi a necessidade de aprimorar os canais de comunicação. Uma segunda etapa do Congresso acontece em 06 de julho, onde também ocorre a posse na nova coordenação do Sutraf Alto Uruguai.