Rio Grande do Sul

Frente fria intensa avança na quinta-feira, trazendo risco de tempo severo para o Sul do Brasil

A MetSul alerta para a alta probabilidade de chuva forte a intensa na chegada da frente em um grande número de locais e ainda temporais com muitos raios e rajadas de vento forte.

Por Metsul Publicado em 19/03/2024 12:36 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

Uma frente fria intensa vai avançar pelo Sul do Brasil no decorrer da quinta-feira, trazendo risco de tempo severo em diferentes pontos dos três estados da região. A MetSul alerta para a alta probabilidade de chuva forte a intensa na chegada da frente em um grande número de locais e ainda temporais com muitos raios e rajadas de vento forte. 

O calor muito intenso no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira já vai favorecer chuva e temporais isolados em pontos do estado, especialmente do Oeste e do Sul, no fim da tarde e à noite, entretanto a frente vai se deslocar pelo estado no decorrer da quinta-feira. O deslocamento da frente pelo Rio Grande do Sul será muito rápido, tanto que em várias áreas do estado, particularmente do Oeste, do Centro e do Sul, o tempo vai melhorar ainda na quinta-feira com tempo firme na maioria das localidades gaúchas no final do dia.

A frente fria começa a ingressar entre o final da quarta e o começo da quinta, por volta da meia-noite, a partir do extremo Sul gaúcho e a fronteira com o Uruguai. Durante a madrugada da quinta, a frente alcance grande parte do Sul gaúcho, o Oeste e parte do Centro. No decorrer da manhã, o sistema frontal afeta grande parte do estado gaúcho. Já à tarde, com o tempo já melhorando no Sul e pontos do Oeste, a instabilidade deve se concentrar na Metade Norte. Ao fim do dia, grande parte do estado estará sem chuva.

O avanço da frente fria vai se dar com altos volumes de chuva e precipitação generalizada, com altos acumulados em vários pontos. Deve chover forte a intensamente no momento da chegada da frente em um grande número de cidades. Alguns municípios podem ter volumes tão altos quanto 50 mm a 100 mm em apenas duas a três horas, o que inevitavelmente vai trazer alagamentos e a subida de arroios e córregos com risco de transbordamento. Além de chuva forte, a frente fria virá com grande quantidade de raios. Em vários pontos devem ser esperados muitos raios e fortes trovoadas quando da chegada da frente.

Os temporais em diferentes locais do Rio Grande do Sul podem ser fortes a severos


Além de chuva forte e raios, é elevado o risco de temporais quando da passagem da frente fria. Os temporais em diferentes locais do Rio Grande do Sul podem ser fortes a severos. Todas as regiões gaúchas têm risco de temporal, mas nem todas as cidades do estado devem ter tempestades.

Ao avançar pelo Rio Grande do Sul, a frente fria deve provocar rajadas de vento, em média, de 60 km/h a 90 km/h, entretanto em alguns pontos são esperadas rajadas perto e acima de 100 km/h. Não é possível determinar neste tipo de situação a quanto o vento pode chegar exatamente em cada local.

Diante do cenário propício a vento forte em muitos locais, é alta a probabilidade de danos e transtornos em vários municípios, incluindo queda de árvores, postes e falta de energia elétrica. As rajadas fortes a intensas serão de curta duração, no momento inicial dos temporais, cedendo à medida que a tempestade passa. No Sul e no Leste do estado, em particular na costa, passados os temporais, haverá vento moderado a forte de Sul com o ingresso de ar mais frio.

Leia a matéria completa , inclusive com os mapas explicativos : https://metsul.com/frente-fria...

Conteúdo relacionado

Termos relacionados