Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Severiano de Almeida realiza terceira edição do curso de Boas Práticas na Aplicação de Defensivos Agrícolas

Certificação é importante para atuação nas propriedades rurais

Redação AU Online
por  Redação AU Online
19/03/2024 11:16 – atualizado há 56 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Produtores de Severiano de Almeida participaram na última semana, do curso em Boas Práticas Agrícolas na Aplicação de Defensivos. A capacitação, promovida em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), desta vez foi realizada entre os dias 6 e 8 deste mês, na comunidade de Linha Tigre.

Esta foi a terceira edição do curso promovido pela Administração Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Ao treinar os produtores rurais para a aplicação de defensivos agrícolas, o objetivo é qualificar o processo de aplicação nas propriedades rurais, visando melhorar e eficácia agronômica das aplicações, racionalizar a utilização de defensivos agrícolas e mitigar a contaminação humana e ambiental decorrente das pulverizações agrícolas.

Além de reduzir os custos para os produtores em relação ao uso de herbicidas hormonais, o curso atende à legislação que trata do tema. A lei prevê que o aplicador esteja cadastrado no Cadastro Estadual de Aplicadores de Agrotóxicos Hormonais e, para tanto, precisa passar pela capacitação.

Durante o curso foram repassadas orientações com foco na redução dos riscos de contaminação humana e ambiental no controle de pragas, doenças e plantas daninhas, além de reduzir os custos para os produtores em relação ao uso de herbicidas hormonais, atendendo à legislação que trata do tema.

Na parte prática, os produtores participaram de atividades com recomendações para uso correto e seguro, como análise de componentes de equipamentos de pulverização, dentre elas a regulagem das pontas do pulverizador para aplicação, tamanhos de pontas do equipamento para eficiência do produto, controle de vento, da temperatura, dentro outros itens para uso correto e seguro na aplicação.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Valmor Lazzarin salientou a importância da qualificação. “Enquanto Administração Municipal estamos qualificando os produtores para atuarem da maneira correta com as aplicações de defensivos”, enfatiza.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE