Segurança
Frigorífico da Aurora Alimentos é evacuado após vazamento de amônia em Tapejara
Socorristas atenderam as pessoas intoxicadas na rodovia RS 463.
Um vazamento de gás amônia na empresa Aurora Alimentos situada em São Domingos, Tapejara, provocou problemas respiratórios em vários funcionários na noite dessa quarta-feira (02), por volta das 23h30. Reportagem publicada no início da madrugada pela Rádio Tapejara, informa que socorristas do SAMU, Bombeiros Voluntários, profissionais da Secretaria da Saúde de Tapejara atenderam as pessoas que inalaram o gás.
Os prédios residênciais foram evacuados e os moradores, na maioria funcionários da empresa, se dirigiram pela rodovia até o Posto Danieli, as margens da ERS-463 onde receberam os primeiros atendimentos, diz site da Rádio Tapejara.
Bombeiros Militares da região foram acionados para auxiliar na situação. A Brigada Militar de Tapejara isolou o local, realizou o controle do trânsito e auxiliou na evacuação de moradores.
Profissionais do Hospital Santo Antônio se mobilizaram para a chegada das vítimas. Cerca de 35 pessoas trabalhavam no momento do vazamento foram encaminhadas ao hospital Santo Antônio com dificuldades para respirar, por causa da inalação do produto.
Por volta da 01h10min da madrugada desta quinta-feira, (03), os bombeiros informaram que o nível era zero de amônia no interior da empresa e os técnicos da Aurora avaliavam a possibilidade de retorno até a empresa.
AMÔNIA
A amônia é um produto químico perigoso, corrosivo para a pele, olhos, vias aéreas superiores e pulmões. Tem um cheiro característico e é irritante quando inalada. Pode causar tosse, chiado no peito, falta de ar, asfixiar e queimar as vias aéreas superiores. A amônia tem fórmula NH3 e é um gás muito tóxico.
A amônia é um gás usado na tubulação do freezer industrial, diferente do freezer doméstico que usa o CFC, que não é tóxico. A amônia causa um resfriamento mais eficiente.