Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Fumaça de incêndios invade o sul do Brasil

Os impactos da fumaça sobre a agricultura são equivalentes a um dia nublado

Agrolink.com
por  Agrolink.com
21/02/2022 20:28 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Nesta segunda-feira (21/02), o céu amanheceu nublado sobre o sudoeste do Rio Grande do Sul, entretanto este tempo fechado não é sinal de chuva. O ar mais denso se deve à uma espessa camada de fuligem trazida pelos ventos da região norte da Argentina e sul do Paraguai. Na imagem de satélite é possível observar uma espessa pluma acinzentada cobrindo todo o sudoeste gaúcho. Esta pluma também se mistura com as nuvens que aparecem na outra metade do estado. A diferença entre as nuvens e a fumaça é no tom de cor, a fumaça tem um aspecto mais leitoso e acinzentado/marrom, já as nuvens são brancas e brilhantes.

Estes incêndios vêm ocorrendo na região desde o início do ano. Um dos fatores que favorecem os focos é o forte calor e os baixos índices de umidade relativa do ar. Neste período de 2022 a Argentina detém o maior número de detecção de incêndios, somando mais de 10846 focos, seguido pela Venezuela com 9453 focos, Colômbia 9396, Paraguai 5633 e Brasil com 3920 de acordo com o Programa Queimadas INPE.

Imagem de satélite norte americano GOES-16 do amanhecer de segunda-feira (21/02) às 8h30 no horário de Brasília.

Porém nestes últimos dias os incêndios se concentram sobre o Paraguai e norte da Argentina. E os ventos conhecidos como Jatos de Baixos Níveis - correntes de ar que sopram de noroeste numa altitude de 1500 m - trazem toda essa fumaça da região para o sul do Brasil. Os impactos da fumaça sobre a agricultura são equivalentes a um dia nublado. Com a maior cobertura no céu, há uma barreira física que impede a chegada dos raios solares sobre a superfície, diminuindo a taxa de produção fotossintética das plantas. O maior impacto ocorre na piora da qualidade do ar e da contaminação das gotas de chuva.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE