Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Funcionários do Banco do Brasil farão paralisação nesta sexta-feira

Trabalhadores protestam contra medidas de fechamento de agências e demissões em massa.

AE - Agência Estado
por  AE - Agência Estado
28/01/2021 20:41 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Funcionários do Banco do Brasil programaram uma paralisação nacional nesta sexta-feira, dia 29. O objetivo é a manifestação contra as medidas de reestruturação anunciadas pela empresa, que pretende fechar 112 agências e desligar cinco mil funcionários.

Depois do anúncio do Banco do Brasil, o presidente Jair Bolsonaro cogitou demitir o presidente do banco. A ação foi recuada, porém, depois de um pedido do ministro da Economia, Paulo Guedes.

De acordo com o Metrópoles, os funcionários do BB decidiram realizar a paralisação na última segunda-feira, dia 25, em assembleia virtual. A greve vai durar 24 horas, durante esta sexta-feira, dia 29.

Uma das principais críticas dos trabalhadores é a redução salarial de até 40%. “A perspectiva é de revertermos essa desestruturação com fechamento de agências e demissão em massa, principalmente com a evolução da entrada em cena também de atores sociais e políticos em defesa do Banco do Brasil como instituição pública indissociável da vida dos brasileiros e do processo de desenvolvimento do nosso país”, disse o presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília , Kleytton Morais, que acrescentou que a paralisação vai envolver todos os estados do Brasil.

A paralisação ainda luta contra a privatização do Banco do Brasil . “Temos como objetivo avisar toda a população que vai ficar desassistida dos serviços bancários, uma vez que vários municípios brasileiros têm apenas a nossa agência em operação. Isso obriga o pequeno agricultor, por exemplo, andar dias e mais dias em busca de uma operação”, completou o presidente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE