Cidade
Futuras mamães atualizam conhecimentos sobre amamentação em Erebango
Desta vez o tema em debate foi: "A importância da amamentação"
O Curso de Gestantes promovido pela Prefeitura de Erebango, por meio da Secretaria de Saúde, prossegue suas atividades. O segundo encontro foi realizado na semana passada, no Centro Multiuso.
Desta vez o tema em debate foi: ‘A importância da amamentação’, com orientações da enfermeira Danúbia Barela de Abreu Piran, que atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) do município.
A ideia foi repassar ao grupo, dicas e cuidados que devem ser observados em relação a mama, o bebê, com destaque ao laço que há entre mãe e filho. “É um momento único. A amamentação vai muito além do ato de alimentar o filho, mas sim, fortalece o elo existente, sendo assim, a opção mais saudável. O calor da mãe, o aconchego do peito e a proteção, envolvem o período especial”, ressaltou Danúbia, que pontuou, ainda, sobre: a atenção especial que deve existir desde o nascimento e os primeiros meses de vida do bebê e a exclusividade da amamentação nos primeiros seis meses - evitando alimentos sólidos nesse período. “O leite materno é completo, já possui tudo o que o bebê necessita”, afirmou.
No momento de amamentar
A enfermeira salientou às futuras mamães alguns comportamentos que podem fazer a diferença no êxito do período de amamentação. Entre os quais, está:
* Evitar ouvir as “dicas” dos vizinhos e outras pessoas sobre a impossibilidade de amamentar; (há muitos mitos em torno dessa questão, por isso, o ideal é buscar esclarecimento com os profissionais de saúde).
* O ideal é que as mães estejam muito calmas para amamentar e mantenham uma alimentação balanceada, sem açúcar, sem bebidas alcoólicas, sem refrigerantes.
* Bebam muita água - de três a quatro litros por dia - para estimular a produção de leite.
Evite engasgamento, desidratação e outros problemas
* Observe a posição de mamada e, após, não deixe o bebê totalmente deitado de barriga para cima.
* Refluxo é comum principalmente nos primeiros dias.
* Os bebês não devem ficar mais de três horas sem mamar, pois podem desidratar e ter uma hipoglicemia.
* O tempo de mamada varia de 10 a 40 minutos, dependendo da criança.
* A família pode participar, ajudando a mãe durante a amamentação, mantendo o ambiente calmo e tranquilo.
* Evitem chupetas e mamadeiras.
* É muito importante seguir o pré-natal e participar do curso.
* Se houver dificuldades, procurem a UBS que a equipe estará à disposição para avaliar e auxiliar no que for preciso.
A cada participação, a futura mamãe recebe um item para organizar a sua bolsa de gestante. Os encontros do Curso de Gestantes acontecem sempre na última segunda-feira do mês.