Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Futuras mamães atualizam conhecimentos sobre amamentação em Erebango

Desta vez o tema em debate foi: "A importância da amamentação"

Izabel Seehaber/Ascom Prefeitura de Erebango
por  Izabel Seehaber/Ascom Prefeitura de Erebango
06/10/2021 11:09 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Curso de Gestantes promovido pela Prefeitura de Erebango, por meio da Secretaria de Saúde, prossegue suas atividades. O segundo encontro foi realizado na semana passada, no Centro Multiuso.

Desta vez o tema em debate foi: ‘A importância da amamentação’, com orientações da enfermeira Danúbia Barela de Abreu Piran, que atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) do município.

A ideia foi repassar ao grupo, dicas e cuidados que devem ser observados em relação a mama, o bebê, com destaque ao laço que há entre mãe e filho. “É um momento único. A amamentação vai muito além do ato de alimentar o filho, mas sim, fortalece o elo existente, sendo assim, a opção mais saudável. O calor da mãe, o aconchego do peito e a proteção, envolvem o período especial”, ressaltou Danúbia, que pontuou, ainda, sobre: a atenção especial que deve existir desde o nascimento e os primeiros meses de vida do bebê e a exclusividade da amamentação nos primeiros seis meses - evitando alimentos sólidos nesse período. “O leite materno é completo, já possui tudo o que o bebê necessita”, afirmou.

No momento de amamentar

A enfermeira salientou às futuras mamães alguns comportamentos que podem fazer a diferença no êxito do período de amamentação. Entre os quais, está:

* Evitar ouvir as “dicas” dos vizinhos e outras pessoas sobre a impossibilidade de amamentar; (há muitos mitos em torno dessa questão, por isso, o ideal é buscar esclarecimento com os profissionais de saúde).

* O ideal é que as mães estejam muito calmas para amamentar e mantenham uma alimentação balanceada, sem açúcar, sem bebidas alcoólicas, sem refrigerantes.

* Bebam muita água - de três a quatro litros por dia - para estimular a produção de leite.

Evite engasgamento, desidratação e outros problemas

* Observe a posição de mamada e, após, não deixe o bebê totalmente deitado de barriga para cima.

* Refluxo é comum principalmente nos primeiros dias.

* Os bebês não devem ficar mais de três horas sem mamar, pois podem desidratar e ter uma hipoglicemia.

* O tempo de mamada varia de 10 a 40 minutos, dependendo da criança.

* A família pode participar, ajudando a mãe durante a amamentação, mantendo o ambiente calmo e tranquilo.

* Evitem chupetas e mamadeiras.

* É muito importante seguir o pré-natal e participar do curso.

* Se houver dificuldades, procurem a UBS que a equipe estará à disposição para avaliar e auxiliar no que for preciso.

A cada participação, a futura mamãe recebe um item para organizar a sua bolsa de gestante. Os encontros do Curso de Gestantes acontecem sempre na última segunda-feira do mês.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE