Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Prefeitura de Gaurama/Divulgação
Cidade

Gaurama realiza celebração gastronômica em homenagem às tradições polonesas

Evento cultural do Grêmio Caçadorense destaca culinária polonesa com apoio da Lei Paulo Gustavo

Redação AU
por  Redação AU
08/12/2023 08:16 – atualizado há 44 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Em uma demonstração de respeito e apreço pelas tradições culturais, o Grêmio Caçadorense de Gaurama realizou no último sábado, 2 de dezembro, uma atividade especial focada no resgate das tradições gastronômicas polonesas. Este evento foi parte de uma iniciativa maior, impulsionada pela premiação recebida através da Lei Paulo Gustavo e financiada pelo Ministério da Cultura do Governo Federal, reconhecendo o valor cultural da tradicional Festa da Czarnina.

O evento contou com um curso de culinária que reuniu dezenas de mulheres da comunidade, onde cada participante teve a oportunidade de compartilhar e aprender receitas tradicionais polonesas, muitas delas heranças familiares passadas de geração em geração. Pratos como Czarnina, Pierogi, Szarlotka, sonhos, e o Baranek (cordeiro de Páscoa) foram alguns dos destaques preparados e, posteriormente, degustados num almoço comunitário.

A Diretoria de Cultura do Município de Gaurama esteve presente, acompanhando e apoiando as atividades. Severino Stryeski, o atual presidente do Grêmio Caçadorense, fez questão de agradecer a todos pela dedicação e colaboração, ressaltando a importância da Festa da Czarnina na preservação da cultura polonesa na comunidade.

O evento foi mais do que uma celebração gastronômica; foi um momento de convívio comunitário que enfatizou a importância da ancestralidade e do cultivo da cultura étnica polonesa. Foi uma oportunidade para os membros da comunidade de Gaurama se reunirem em uma atmosfera de aprendizado e partilha, reforçando laços e mantendo vivas as tradições de seus antepassados.

Com a realização desse evento, Gaurama não apenas celebra sua rica herança cultural polonesa, mas também reafirma seu compromisso com a diversidade e o enriquecimento cultural, demonstrando o poder da gastronomia em unir pessoas e perpetuar tradições.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE