Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Getúlio Vargas decreta situação de emergência na área rural do município devido à estiagem

Já são registradas perdas nas lavouras de milho, soja, feijão, erva-mate, produção leiteira e pastagens.

Ascom Prefeitura de Getúlio Vargas
por  Ascom Prefeitura de Getúlio Vargas
14/01/2022 16:10 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, ao lado do vice-prefeito Elgido Pasa e da secretária municipal de Administração, Tatiane Giaretta, assinou, na manhã desta sexta-feira, 14, o Decreto Nº 3.720, que declara situação de emergência na área rural do município de Getúlio Vargas afetada pela estiagem.

O decreto foi emitido considerando a ocorrência de condições climáticas adversas com distribuição irregular e a falta de chuva, que causa estiagem, a qual teve início no mês de novembro de 2021 e perdura até o momento, gerando grandes impactos negativos e perdas econômicas no setor agropecuário do município de Getúlio Vargas, conforme lauda técnico emitido pela Emater, que levou em conta as grandes perdas ocorridas também na agropecuária. A estiagem na área rural ocasionou a diminuição considerável da capacidade de exploração da água, causando perdas nas lavouras de milho, soja, feijão, erva-mate, produção leiteira e pastagens.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico também emitiu laudo técnico informando as medias tomadas para a minimização dos efeitos da estiagem que assola o município, assim como o Departamento de Assistência Social relatou a situação das comunidades do interior do município, onde se depara com a falta de água e os inúmeros prejuízos decorrentes em razão da falta de chuva. Está havendo escassez de água nas fontes naturais e açudes das propriedades rurais, fontes estas que abastecem o consumo humano e animal. Tudo isto ocasiona prejuízos econômicos e sociais constantes também no requerimento emitido pela Defesa Civil.

Conforme o decreto assinado pelo prefeito Mauricio Soligo está autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta aos desastres e a realização de campanas de arrecadação de recursos, junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE