Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Governo catarinense lança campanha de prevenção ao crime de estelionato

Segundo a Diretoria de Inteligência e Estatística (DINI) da Secretaria de Segurança Pública, 97% deles não teriam ocorrido se a vítima tivesse algum conhecimento sobre os golpes.

Governo SC
por  Governo SC
18/08/2021 17:50 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Crime que apresentava média de 12 mil casos por ano no estado em 2010, o estelionato saltou para 48.274 em 2020, período de isolamento social por causa da pandemia, um crescimento acumulado de 402%. Só em relação ao ano passado, quando houve registro de 23.490 casos, o aumento foi de 85%. A previsão é de que, até o final deste ano, o número seja ainda maior.

Os dados são analisados todas as semanas pelo Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial de SC e, para esse crime, segundo pesquisa da Diretoria de Inteligência e Estatística (DINI) da Secretaria de Segurança Pública, 97% deles não teriam ocorrido se a vítima tivesse algum conhecimento sobre os golpes.

  Como a informação é a medida mais eficaz no combate a este crime, o Governo do Estado lança a campanha de prevenção ao estelionato "Desconfie sempre, não caia em golpes". Nela, são mostradas as maneiras usadas pelos criminosos para enganar as vítimas. Junto ao material, a população tem acesso à cartilha informativa da Polícia Civil, contendo os principais golpes realizados no estado, dicas de como se prevenir de cada um deles e orientações de como agir caso a pessoa já tenha sido vítima.

"O Colegiado vem fazendo um trabalho muito eficaz no combate e redução dos índices criminais em Santa Catarina. Por isso, fizemos o maior investimento da história em Segurança Pública. Estamos não somente investindo em armas, viaturas e efetivo, mas também em inteligência e campanhas de alerta e prevenção de crimes, como este dos crimes virtuais", disse o governador Carlos Moisés da Silva.

"Vínhamos monitorando os casos de estelionato virtual desde o início da pandemia e, depois dos estudos realizados pela Diretoria de Inteligência, foi confirmado que, neste caso específico, a ação mais eficaz para diminuir a ação dos criminosos é a informação. Por isso, a campanha é de extrema importância para prevenir, alertar e informar a sociedade", afirmou o presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial de SC, coronel BM Charles Alexandre Vieira.

De acordo com levantamento feito pela DINI, os golpes mais recorrentes em Santa Catarina são: clonagem do WhatsApp, anúncio de compra e venda de veículos, duplicação de perfil de WhatsApp, compras pela internet de maneira geral, falso empréstimo, clonagem de cartão e anúncio de imóveis.

Golpes: Polícia Civil produz conteúdo informativo como prevenção

Compartilhar conhecimento como uma potente ferramenta contra crimes virtuais de estelionato. Este é o pensamento que embasou o conteúdo informativo "Proteja-se de golpes" editado pela Polícia Civil de Santa Catarina. O material elenca 17 tipos de golpes praticados no estado e no país e está disponível no site da Instituição (www.pc.sc.gov.br) e redes sociais.

"Há dicas de prevenção como a necessidade de criar uma condição de desconfiança e cautela, além de orientações do que fazer caso tenha sido alvo de ação criminosa", destacou o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Paulo Koerich.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE