Esporte
Grêmio vence o Athletico-PR,e garante participação na Libertadores
Com o resultado, o time gaúcho subiu para a 6ª posição, com 59 pontos.
O Grêmio enfrentou na noite deste domingo (21), o Athletico-PR, em jogo válido pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com gol de Thaciano, o Tricolor venceu o adversário por 1 a 0 e garantiu a vaga na Copa Libertadores. Com o resultado, o time gaúcho subiu para a 6ª posição, com 59 pontos.
A etapa inicial foi equilibrada, com ambas as equipes buscando o campo de ataque, mas nenhuma conseguiu efetividade. Mas no segundo tempo, após algumas mudanças no time, o Grêmio abriu o marcador, com Thaciano.
Primeiro tempo
O Grêmio iniciou a partida no campo de ataque e logo no primeiro minuto ameaçou. Pepê cobrou um escanteio, colocando na área, Paulo Miranda tentou a finalização, mas a zaga afastou.
Outra chance saiu depois de uma jogada bem trabalhada. Pepê fez um cruzamento da esquerda e Isaque subiu para desviar de cabeça, mas mandou por sobre a meta, com 7 minutos jogados. Em seguida, os paranaenses responderam: Jadson recebeu um passe e tentou a conclusão, mas Kannemann bloqueou o atacante.
Os gremistas tiveram uma nova oportunidade, desta vez em bola parada. Diego Souza cobrou uma falta da intermediária, mas carimbou a barreira, aos 14’.
O Athletico-PR chegou com um cruzamento da esquerda, em que a bola foi alçada na cabeça de Carlos Eduardo, que desviou. Paulo Victor defendeu.
Passados 19’, mais uma chance adversária: Christian acionou Léo Cittadini, que ficou cara a cara com o goleiro gremista e chutou, mas o camisa 1 fez grande defesa. O Tricolor respondeu logo na sequência, quando Victor Ferraz ergueu na área. Santos defendeu, impedindo a sequência da jogada.
Os gremistas seguiram buscando o primeiro gol. Com 23 minutos de bola rolando, Diego Souza tramou boa jogada e rolou para Lucas Silva, que chutou de fora da área, mas mandou muito alto.
Os visitantes quase abriram o placar aos 30’, quando Nikão se antecipou entre a zaga e desviou de cabeça, procurando o canto esquerdo do gol gremista, mas por sorte a bola saiu pela linha de fundo. Outro bom momento paranaense surgiu quando Jadson tentou de carrinho empurrar para o gol, mas Paulo Victor defendeu.
Segundo tempo
O Grêmio voltou a campo com três alterações: Saíram Darlan, Éverton e Isaque, para entrar Thaciano, Jean Pyerre e Ferreira.
Aos 6 minutos de bola rolando, o Athletico teve uma falta a seu favor da intermediária, pelo meio. Jadson fez a cobrança, mandando com perigo e tirando tinta da trave gremista.
O Grêmio respondeu com um cruzamento de Ferreira, na direita, em que Thaciano desviou de cabeça, mas a defesa conseguiu cortar. Na sobra, Jean Pyerre arriscou de fora da área, mandando colocado e obrigando grande defesa de Santos, com 8’.
Aos 13 minutos, Diego Souza conseguiu abrir o placar, ao desarmar o goleiro paranaense, mas a arbitragem assinalou falta do camisa 29 sobre o arqueiro.
Outra chance saiu dos pés de Lucas Silva, que arriscou de longe, mandando com perigo, mas a bola saiu. Em resposta, os adversários ameaçaram com um cruzamento de Christian. Após o desvio, Paulo Victor mandou a escanteio.
Com 27’, mais uma chance paranaense: Léo Cittadini recebeu um passe, mas a bola acabou saindo muito forte e a defesa gremista conseguiu ficar com ela.
Já o Grêmio chegou bem com Ferreira, que recebeu, fez uma jogada individual e chutou cruzado, mas a bola passou à direita do gol, saindo pela linha de fundo.
Foi aos 31 minutos, que o Tricolor conseguiu abrir o placar. Lucas Silva deu um passe na meia-lua para Diego Churín, que chutou. A bola explodiu em Pedro Henrique e chegou a Thaciano, que chutou forte, abrindo o placar na Arena.
O Athletico tentou o empate. Passados 38’, Bissoli recebeu na entrada da área chutou, mandando muito perto do gol. Já na reta final, Khellven cobrou uma falta da intermediária no segundo poste, houve o desvio de cabeça, para fora.
Ficha técnica
Grêmio: Paulo Victor; Victor Ferraz, Paulo Miranda, Kannemann e Diogo Barbosa; Darlan (Thaciano), Lucas Silva (David Braz) e Everton (Ferreira); Diego Souza (Churín), Isaque (Jean Pyerre) e Pepê. Técnico: Renato Portaluppi.
Athletico-PR: Santos; Jonathan (Khellven), Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner Vinicius; Richard, Christian, Léo Cittadini (Bissoli), Jadson (Renato Kayser) e Carlos Eduardo (Vitinho); Nikão. Técnico: Antônio Oliveira.
Cartões amarelos: Darlan e Ferreira (Grêmio).
Cartões vermelhos: Richard e Thiago Heleno (Athletico).
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (MG), auxiliado por Guilherme Dias Camilo e Celso Luiz da Silva (ambos de MG). VAR (árbitro de vídeo): Igor Junio Benevenuto (MG).