Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Grupo JUPEM contagia novamente o Festival de Folclore de Passo Fundo

Grupo Folclórico Polonês de Erechim se apresentou na noite desta quarta-feira,10.

Adriel Ferreira/ Assessoria
por  Adriel Ferreira/ Assessoria
11/08/2022 14:42 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Centenas de pessoas prestigiaram no CTG Lalau Miranda de Passo Fundo, mais um espetáculo do Grupo Jupem. O Grupo Folclórico Polonês de Erechim subiu ao palco principal na arena do Festival de Folclore de Passo Fundo, e mais uma vez contagiou o público presente.

O elenco Juvenil subiu ao palco do Festival para apresentar ‘‘Noc Kupały’’ - dança ritualística que remonta as antigas tradições dos povos eslavos durante o solstício do verão. A festa do fogo, da água, do sol e da lua, da fertilidade, da alegria e do amor, era celebrada na noite mais curta do ano, onde as moças e rapazes cantavam, dançavam e brincavam, celebrando também o renascimento da natureza após o rigoroso inverno.

O elenco infanto-juvenil encantou com ‘‘Beskid Śląski’’ - dança de região montanhosa ao sudoeste da Polônia, onde as crianças dançam e brincam com alegria, cantando as tradições do cotidiano no campo. Canções autênticas, aliadas a diferentes danças tradicionais, são apenas alguns elementos especiais desta região. Trajes simples, mas bonitos, juntamente com a música animada, permitem que o espectador se transporte no tempo – de volta aos pastos e campos de Beskid.

O elenco adulto do Grupo Jupem levantou a plateia com a contagiante dança ‘‘Rzeszów’’ - Do sudeste da Polônia, na cidade de Rzeszów e arredores, está uma das áreas com maior diversidade cultural do país. Com influência húngara, alemã, ucraniana e também de outras regiões polonesas, as danças revelam disposição e a alegria de viver e refletem os costumes da vida no campo. Os jovens encantam pela agilidade e descontração com que se movimentam através das inúmeras polkas. São capazes de rodopiar inclinando o seu corpo, muitas vezes mudando a direção da dança, tudo para impressionar e conquistar suas moças.

Assim, o grupo erechinense se despediu da XV edição do Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo. No dia 27 de agosto, o Grupo se apresenta no 3º Festival Polskie Smaki - A maior feira da cultura e gastronomia polonesa do Paraná, na cidade de São Mateus do Sul-PR, e no dia 06 de setembro, o Jupem embarca para a Turnê 2022 na Argentina.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE