Esporte
Hamilton garante pole position do GP do Catar de Fórmula 1
A largada do GP do Catar será às 11h deste domingo (horário de Brasília).
Lewis Hamilton pôs fim neste sábado ao incômodo jejum de três meses sem pole positions ao garantir o lugar de honra no grid de largada do GP do Catar. O britânico foi o mais rápido ao longo de toda a sessão e anotou 1m20s827 em sua melhor volta, abrindo uma vantagem de 0s4 sobre o rival Max Verstappen, que dominou boa parte das disputas aos sábados em 2021.
O piloto da Mercedes não largava da ponta desde a etapa da Hungria, cuja corrida foi em 1º de agosto. Seu colega de equipe Valtteri Bottas garantiu a terceira colocação, na fila de trás.
A última tentativa de Verstappen e Bottas, no entanto, foi prejudicada por uma bandeira amarela que interrompeu o Q3 já nos segundos finais, quando Pierre Gasly parou na reta principal com um pneu furado e o bico do carro danificado. Mesmo assim, o francês da AlphaTauri terminou a classificação como o melhor "do resto" e larga da segunda fila ao lado do finlandês da Mercedes, em quarto lugar.
A pole deste sábado foi a terceira de Hamilton em 2021 e a 102ª de sua carreira. O resultado encerrou a sequência de Bottas, que largou na ponta nas etapas anteriores no GP do México e no GP de São Paulo em Interlagos, no último fim de semana.
Fernando Alonso, da Alpine, completa as cinco primeiras colocações em um dia positivo para a equipe francesa, que também andou na frente no treino que antecedeu a classificação. O destaque negativo, por outro lado, ficou por conta da McLaren e Ferrari, que só colocaram, respectivamente nos sexto e sétimo lugares, Lando Norris e Charles Leclerc entre as dez posições iniciais.
Verstappen também sentirá na largada deste domingo a ausência de Sergio Pérez, companheiro da RBR, que acompanhou o holandês nas primeiras colocações e nas estratégias contra Hamilton nas últimas corridas. O mexicano larga em 11º.
A largada do GP do Catar será às 11h deste domingo (horário de Brasília).