Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Histórico no RS: Bombeiro Militar recebe helicóptero

Com um investimento de R$ 21,7 milhões, a chegada da aeronave marca um momento histórico para a instituição.

Secom/Piratini
por  Secom/Piratini
06/07/2023 17:07 – atualizado há 36 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A entrega oficial do primeiro helicóptero do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) ocorreu em uma solenidade realizada nesta quinta-feira (6/7), em Porto Alegre. Com um investimento de R$ 21,7 milhões, a chegada da aeronave marca um momento histórico para a instituição, que passa a contar com um equipamento próprio e altamente qualificado para operações aéreas de busca e salvamento, combate a incêndio e voos noturnos.

Durante a cerimônia, que teve a presença do governador Eduardo Leite, também houve a entrega de 3.151 pistolas Glock para a Polícia Civil e a apresentação do novo fardamento da Brigada Militar.

O helicóptero, modelo AW119kxi IFR Koala, foi fabricado na Flórida (EUA) pela empresa Leonardo, referência neste tipo de veículo. A aeronave tem capacidade para oito pessoas, sendo dois pilotos e seis tripulantes, podendo rapidamente ser reconfigurada para levar uma maca. Também permite o transporte e o suporte médico adulto, infantil e neonatal e atendimento de urgência capaz de atender a um paciente em estado grave.

Com características múltiplas, o helicóptero poderá ser utilizado em operações aéreas sobre terra e água. Além das missões de busca, salvamento e resgate aéreo, o equipamento permitirá o apoio no combate a incêndios florestais, ações de defesa civil, atuação em desastres e catástrofes, transporte de órgãos e tecidos e de efetivo para atendimentos de ocorrências ou mobilizações em áreas remotas e de difícil acesso.

A PRF já utiliza o mesmo modelo de aeronave em sua frota

O helicóptero conta com dispositivos para operações de busca e resgate e de combate a incêndio (capacidade de 820 litros), provisão para guincho de içamento e gancho de carga.

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros de SC operam o mesmo modelo há vários anos.

Com autonomia de alcance operacional de até 500 quilômetros, um dos destaques do modelo escolhido é a tecnologia IFR (instrument flight rules), que permite realizar diversos tipos de voos, entre eles noturnos entre municípios que tenham aeroportos ou helipontos homologados para esse tipo operação, e voos em condições meteorológicas conforme instrumentos – IMC (instrument meteorological conditions), além de voos VFR (visual flight rules), conforme condições VMC (visual meteorological conditions). 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE