Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Hospinorte promove treinamento sobre Segurança do Trabalhador, entrega e controle de EPIs e NR32

As palestrantes foram a Técnica de Segurança do Trabalho da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim, Cátia Salete Zibetti, e pela Engenheira de Segurança do Trabalho da FHSTE, Edilma Brum.

Maria Lúcia Carraro Smaniotto
por  Maria Lúcia Carraro Smaniotto
27/03/2023 08:57 – atualizado há 3 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Consciente da importância da qualificação em atender a todos os clientes e a necessidade de se fazer uma reflexão sobre os serviços e como melhorar ainda mais o atendimento prestado pelos hospitais associados, a Hospinorte – Associação dos Hospitais do Norte do RS – realizou, na manhã do dia 23 de março, o seu primeiro treinamento do ano. O tema abordado foi “Segurança do Trabalhador, Entrega e Controle de EPIs, NR32 e outras legislações pertinentes” e foi ministrado pela Tecnica de Segurança do Trabalho da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim, Cátia Salete Zibetti, e pela Engenheira de Segurança do Trabalho da FHSTE, Edilma Brum. Participaram colaboradores dos hospitais associados de vários municípios.

PRIORIDADE DOS GESTORES

Durante a palestra, as técnicas conceituaram Segurança do Trabalho como garantir um ambiente adequado, preservando a integridade de funcionários, pacientes e acompanhantes. Segundo elas, isso é imprescindível em um ambiente hospitalar. “Devido aos risco envolvidos na própria natureza dos serviços, o setor hospitalar está entre os que mais registram acidentes de trabalho, perdendo somente para o setor da construção civil. Portanto, a segurança do trabalho precisa ser prioridade dos gestores”, afirmaram

Segurança do trabalho é um conjunto de normas, medidas e ações adotadas para preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores. Para empresas regidas pela CLT, é exigida por lei, além de reduzir ou evitar acidentes e doenças ocupacionais.

NORMAS REGULAMENTADORAS

Elas abordaram as mais importantes Normas Regulamentadoras (NRs) para as instituições hospitalares: a NR 01, sobre Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, a NR 04, sobre os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), a NR 05, sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios ((Cipaa), a NR 06, sobre Equipamento de Proteção Individual ((EPI) e a NR 32, que estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores em Serviços de Saúde. Ela recomenda para cada situação de risco a adoção de medidas preventivas e a capacitação dos trabalhadores para o trabalho seguro.

As palestrantes ainda abordaram como identificar todos os riscos envolvidas na atuação profissional dentro de um hospital, o Programa de Gerenciamento de Riscos e falaram sobre as principais recomendações da NR 32. Foi uma manhã muito produtiva onde se esclareceram diversas dúvidas dos participantes.

Ao final, a secretária executiva da Hospinorte, Ediane Pedroso, agradeceu às profissionais da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim, Edilma Brum e Cátia Salete Zibetti, pelos ensinamentos repassados aos representantes dos hospitais associados.

Ao final, a secretária executiva da Hospinorte, Ediana Pedroso, agradeceu às profissionais da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim, Edilma Brum e Cátia Salete Zibetti, pelos ensinamentos repassados aos representantes dos hospitais associados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE