ECONOMIA

INSS endurece regras: Biometria será obrigatória para novos empréstimos consignados

Aposentados e pensionistas terão acesso à margem liberado apenas após autorização biométrica no Meu INSS, com o objetivo de coibir fraudes.

Por Redação Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Publicado em 23/05/2025 09:55 - Atualizado em 23/05/2025 10:00

A partir desta sexta-feira (23), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) implementa novas e rigorosas medidas para a concessão de empréstimos consignados, exigindo a biometria como condição para a liberação de novos créditos. A mudança, publicada no Diário Oficial da União (DOU), visa aumentar a segurança dos segurados e combater fraudes.

O crédito consignado possibilita que beneficiários do INSS contratem empréstimos com bancos e instituições financeiras, com o pagamento realizado por meio de parcelas descontadas diretamente do valor recebido em seus benefícios, como aposentadoria, pensão ou Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Com as novas regras, a consulta da margem consignável pelos bancos só será possível após a expressa autorização do próprio segurado, realizada por meio de biometria na plataforma Meu INSS. As agências físicas do INSS estão, a partir de agora, proibidas de realizar esse desbloqueio. A medida centraliza o processo no ambiente digital, buscando maior controle e transparência nas operações.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados