Rio Grande do Sul
Ipiranga do Sul conquista o 1º lugar no IDEB do RS
O município atingiu a nota 8,0 nos indicadores educacionais nas provas realizadas para o 5º ano.
No dia 16 de setembro, o Ministério de Educação e Cultura (MEC) divulgou os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente a 2021.
No resultado do Rio Grande do Sul, o município de Ipiranga do Sul atingiu a nota 8,0 nos indicadores educacionais nas provas realizadas para o 5º ano, alcançando o primeiro lugar no estado. As provas acontecem a cada dois anos.
O governo de Ipiranga do Sul comemorou o resultado. De acordo com o prefeito Marco Antonio Sana, apesar das dificuldades enfrentadas com a pandemia, a Educação não parou e as aulas continuaram com o ensino remoto o que envolveu toda rede de ensino e as famílias.
O vice-prefeito Fabiano Luiz Klein parabenizou as crianças, as famílias e os profissionais da educação empenhados em todo trabalho realizado. Para o secretário de Educação, Dejair Pasa, a conquista é fruto do trabalho realizado com todos que colaboram no processo educativo, a partir da interação entre escola e família.
A avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes que participaram da avaliação.
“Ter a nota mais alta do estado, nos enche de orgulho e nos compromete ainda mais com o trabalho, fruto de muitas mãos que contam com importantes investimentos do Poder Público. Só temos que agradecer a todos”, disse.
Entre as principais ações desenvolvidas na Educação do município estão o processo de formação continuada dos professores, os investimentos em novas tecnologias educacionais e a interação entre escola e família.
Sobre o IDEB
O Inep aplicou o Saeb 2021 entre 8 de novembro e 10 de dezembro, em mais de 72 mil escolas públicas e privadas de todas as unidades da Federação. Aproximadamente 5,3 milhões de estudantes foram avaliados.
Ao todo, 96,9% das 254.728 turmas e 97,1% das 74.539 escolas previstas participaram. As públicas (com mais de 10 alunos) de 5º e 9º ano do ensino fundamental e de 3ª e 4ª série do ensino médio foram avaliadas em língua portuguesa e matemática.
Essas mesmas etapas tiveram avaliação em formato amostral nas escolas privadas.
Também foram aplicadas provas de língua portuguesa e matemática para o 2º ano do ensino fundamental em uma amostra de escolas públicas e particulares.
O Saeb avaliou, ainda, de forma amostral, as áreas de ciências humanas e ciências da natureza no 9º ano do ensino fundamental, em escolas públicas e particulares.
Nesta edição, a avaliação da educação infantil, que ocorreu em caráter piloto em 2019, foi amostral, por meio de questionários aplicados aos secretários municipais de Educação, diretores e professores dessa etapa.
Mais informações em: www.gov.br/inep