Santa Catarina
Já estão em Santa Catarina as primeiras 144 mil doses da vacina contra Covid-19
A vacinação iniciará em Santa Catarina na tarde desta segunda-feira. As doses já saíram de São Paulo.
Chegaram a Santa Catarina nesta segunda-feira (18) as primeiras doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 do Instituto Butantan feita em parceira com o laboratório chinês Sinovac. Inicialmente, o Estado recebe 144 mil doses da vacina, conforme a Secretaria de Estado de Saúde. Um ato marcado para as 17h desta segunda na sede da Defesa Civil, em Florianópolis, marcará o início da imunização no Estado.
A remessa com as 144 mil doses veio em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que deixou Guarulhos, na Grande São Paulo, e chegou por volta das 11h30min na Base Aérea de Florianópolis.
Durante a manhã, o secretário de Saúde de Santa Catarina, André Motta Ribeiro, informou que seriam aproximadamente 126 mil doses recebidas nesse momento, mas o número foi corrigido pela assessoria da Secretaria de Estado de Saúde (SES) posteriormente.
Da Base Aérea de Florianópolis, a remessa com as doses segue para a Central Estadual de Armazenagem e Distribuição de Imunobiológicos e Insumos, em São José. De lá, será realizada a distribuição da vacina por vias aérea e terrestre para os municípios de Santa Catarina.
Dentro do Estado, a escolta deve ficar a cargo de órgãos de segurança estadual, como a Polícia Militar. Nas regiões mais próximas à Capital, o transporte deve ser feito por rodovia, mas em áreas mais distantes, como o Oeste, aeronaves podem ser usadas no envio das doses.
Conforme o plano de vacinação, o primeiro grupo vacinado será formado por trabalhadores da saúde, a população idosa a partir dos 75 anos de idade, as pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e a população indígena. Em Santa Catarina, o grupo é formado por 426.678 de pessoas, acima do total de doses recebido nesse momento (126.560).