Esporte
Jogadores terão aplicativo de análise dos dados na Copa do Mundo do Catar
A entidade criou uma aplicativo chamado FIFA Player App, que obviamente só poderá ser baixado pelos jogadores inscritos na Copa
Os 832 jogadores convocados para disputar a Copa do Mundo de 2022 terão à disposição uma quantidade inédita de dados a respeito de seus próprios desempenhos em campo – informações que serão fornecidas a eles pela própria Fifa diretamente para seus telefones celulares.
A entidade criou uma aplicativo chamado FIFA Player App, que obviamente só poderá ser baixado pelos jogadores inscritos na Copa. Ali eles vão receber imediatamente após cada jogo, uma série de informações – táticas, técnicas e físicas – sobre o que produziram nos gramados do Catar.
Num trabalho desenvolvido em parceria com a Fifpro (o Sindicato Mundial dos Jogadores de Futebol), os dados serão apresentados aos jogadores em três grandes eixos:
- Métricas técnicas: segundo a Fifa, os dados serão coletados por equipes de desempenho da Fifa presentes em cada jogo, combinados com dados de rastreamento. Por exemplo: se (e para onde) o jogador se desloca para receber, para quem vão seus passes, se essas ações quebram as linha de marcação do adversário e a pressão que o jogador aplicou sobre um adversário com a bola
- Métricas físicas: estes dados serão colhidos por um sistema de rastreamento composto por dezenas de câmeras localizadas no estádio. As métricas incluem a distância percorrida, o número de ações acima de 25 km/h e a velocidade máxima de cada jogador durante uma partida. Os jogadores receberão seus próprios mapas de calor em cada jogo;
- Métricas táticas: a equipe de análise de performance da Fifa criou uma série de algoritmos e modelos para integrar os dados de ações no jogo com o rastreamento dos jogadores pelo campo. A ideia é fornecer informações individuais a cada jogador sobre a participação de cada um nas quebras de linha dos rivais, onde recebem a bola, a pressão que fazem sobre o rival com a bola.
De acordo com a Fifa, os dados serão sincronizados com as fotos e imagens em movimento de cada lance, para permitir que cada jogador assista aos principais momentos de seu próprio desempenho sob diversos ângulos diferentes.
Todos os dados, assim como as imagens, serão oferecidas exclusivamente para os jogadores – e não para o público ou para a imprensa. Mas cada atleta poderá, por meio do próprio aplicativo, publicar essas informações e imagens em suas redes sociais.
O app foi usado pela primeira vez de maneira experimental na Copa Árabe, disputada em dezembro do ano passado, e foi apresentado às seleções que vão jogar a Copa do Mundo em workshops realizados nos últimos meses.
– Estamos usando a tecnologia da melhor maneira possível, para melhorar o futebol dos atores principais, os jogadores – disse o diretor de tecnologia e inovação da Fifa, Johannes Holzmüller, num comunicado distribuído pela entidade.
O app para os jogadores é o primeiro resultado prático da parceria entre Fifa e Fifpro.
– Os jogadores expressaram claramente que queriam mais acesso aos dados. Quisemos oferecer este novo recurso para eles durante a Copa – afirmou o vice-secretário-geral da Fifpro, Simon Colosimo.