Cidade
Jovem erechinense aguarda resultado do SISU após gabaritar prova de matemática no Enem
Vestibulanda de Medicina Laura Sita de 21 anos, se inscreveu para concorrer a uma vaga na UFCSPA ou na UFSC.
A rotina de um estudante que deseja ingressar na Medicina costuma ser bastante repetitiva. Por ser o curso mais concorrido, costuma exigir bastante tempo de estudo e repetições de provas até que se alcance a aprovação. Com a jovem gaúcha de Erechim, Laura Sita, de 21 anos, não tem sido diferente. Ela tenta o ingresso em uma universidade federal desde 2017, quando finalizou o Ensino Médio.
No último Enem, relativo ao ano de 2020 e realizado em 2021 por conta da covid-19, mesmo com todas as adaptações e dificuldades provocadas pela pandemia, Laura conquistou seu melhor desempenho até então e, agora, aguarda pela lista de aprovações de UFCSPA, do Rio Grande do Sul e UFSC, de Santa Catarina, suas duas opções selecionadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSu). A estudante conquistou nota máxima na prova de Matemática ao acertar todas as 45 questões, alcançou 940 na redação e obteve média geral de 815, resultados que permitem a ela sonhar com a vaga.
“A hora em que conferi o gabarito de Matemática, não acreditei. Até então, só tinha conseguido acertar todas em simulado, mas é diferente. Minha preparação foi basicamente resolver prova antiga e ir atrás das questões que não acertava para entender os meus erros e identificar as lacunas do aprendizado. Por isso, sabia que iria bem, mas não esperava pela nota máxima”, explica Laura.
O ano de 2020 foi de estudos em casa, por conta da pandemia, com o auxílio das aulas do pré-vestibular Fleming Medicina, especializado em aprovações no curso mais concorrido do país. Para Magali Pagnoncelli, coordenadora da sede de Passo Fundo, sede onde Laura foi aluna, a trajetória da estudante reforça o quanto a persistência e o foco são importantes para os jovens que pretendem entrar no curso.
“Um bom planejamento de estudos, com acompanhamento dos resultados, seja pelos simulados semanais ou simulados mensais faz toda a diferença para se conseguir a aprovação em Medicina. Ver o excelente desempenho da Laura após um ano de preparação delicado, à distância, é um estímulo para professores e alunos”, avalia Magali.
À espera do listão de aprovados, a estudante se diz bem ansiosa e nervosa, mas animada para encerrar o ciclo de preparação justo em um momento no qual a área da saúde está em evidência no mundo todo.
“Muitos profissionais estão desgastados, mas precisamos manter a esperança. Ao mesmo tempo em que é um momento cansativo, é uma profissão de impacto em que os profissionais fazem a sua parte na prática, dedicando-se ao máximo em salvar vidas, o que compensa o esforço”, salienta a jovem.
Inicialmente, antes de iniciar o curso, Laura pensa em atuar na Psiquiatria, mas iniciará sua trajetória com a mente aberta para outras possibilidades.