Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Leite defende suspender cogestão por uma semana no Rio Grande do Sul

Governador propõe adotar a medida a partir deste sábado no Estado. Reunião com prefeitos ainda está em andamento e até agora, a maioria apoia decisão do governador.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
25/02/2021 16:35 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O governador Eduardo Leite se reúne, na tarde desta quinta-feira, com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) para decidir o futuro da gestão compartilhada do Distanciamento Controlado. A proposta de Leite é que a cogestão seja suspensa pelo período de uma semana, de sábado a domingo, e reavaliada caso seja necessário uma prorrogação. 

"Pode ser momento de centralizar a gestão. Quero ouvir os prefeitos, mas entendo que precisamos de um comando único. Não é que o governador queira passar por cima dos prefeitos, mas a situação que temos hoje impacta todos os gaúchos, mesmo nas regiões que não estejam em bandeira preta", disse.

Na abertura da reunião, o governador voltou a insistir na formação de uma "unidade" para evitar qualquer desorientação nos protocolos a serem seguidos pela população gaúcha. Como exemplo, citou o governo federal no enfrentamento da pandemia. "Mesmo não permitindo espaço para desorientação, precisa de mais unidade. Nós não podemos repetir aqui no RS a falta de coordenação nacional. Precisamos puxar juntos na mesma direção e não uma ordem do governador que pode ser contestada", afirmou.

Na semana passada, o Piratini já havia se reunido com a Famurs e decidido pela manutenção da cogestão, devido à pressão dos gestores municipais pela abertura na flexibilização de bandeira preta e vermelha. Após a decisão, Leite fez diversas manifestações públicas pedindo cautela e responsabilidade dos prefeitos frente a uma situação crítica que coloca a rede estadual de saúde beirando ao colapso, com mais de 90% dos leitos de UTIs ocupados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE