Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação/Secom/PME
Cidade

Lixo é a principal causa de alagamentos na área urbana

90% das tubulações com problemas, que precisam ser abertas porque estão entupidas e ocasionam alagamentos, se devem ao acúmulo de lixo doméstico.

Secom/PME
por  Secom/PME
09/02/2022 07:57 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Lugar de lixo é na coleta seletiva. Nunca é demais lembrar que a separação e destinação dos resíduos domésticos é de responsabilidade de cada cidadão. E isso é muito importante para não gerar poluição ambiental e, também, alagamentos no município, já que o lixo que não é enviado para o local correto acaba em rios ou entupindo tubulações de saneamento, o que resultam em problemas para a própria população.

Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social em parceria com a Defesa Civil de Erechim, está realizando a limpeza e desassoreamento em vários pontos do município. A primeira ação foi feita no rio Tigre com a retirada de galhos, folhas, mas, principalmente, muito lixo acumulado.

O secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi, afirma que já foram constatados cerca de 47 pontos de alagamentos na área urbana do município e 90% se deve ao acúmulo de lixo. “Desse total, cinco pontos já foram liberados pela Defesa Civil para a secretaria fazer a intervenção no local, remover o lixo, terra, galhos de árvores e os resíduos domésticos”, observa.

Rossi ressalta que a população tem papel fundamental nesse problema e precisa se conscientizar, fazer a separação do lixo, e deixar nos locais certos para serem recolhidos. “Porque os resíduos domésticos jogados nos rios ou colocados nas bocas de lobo são, justamente, os motivos pelos quais se geram os alagamentos, que prejudicam diretamente a comunidade”, destaca.

Divulgação/Secom/PME

Ele enfatiza que 90% das tubulações com problemas, que precisam ser abertas porque estão entupidas e ocasionam alagamentos, se devem ao acúmulo de lixo doméstico. “A comunidade precisa fazer a sua parte e destinar o lixo de forma correta. A destinação correta vai evitar esses transtornos”, observa.

Além disso, ressalta Mario, em função desses 47 locais que alagam, a Prefeitura de Erechim, está contratando uma equipe de forma emergencial para poder auxiliar a Secretaria de Obras a resolver esses problemas o mais rápido possível.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Ronaldo Manica, essas são obras “mitigatórias, de caráter emergencial, para minimizar as possibilidades de novos alagamentos no município de Erechim”. Ele comenta que já houve intervenção no loteamento Cotrel, rio Tigre, e, agora, se está trabalhando na rua Santa Catarina, no bairro Cerâmica.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE