Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Luto no tradicionalismo: Morre Albino Manique, o gaiteiro do grupo Os Mirins

Músico tinha 80 anos e era considerado um ícone da música tradicionalista.

G1
por  G1
25/04/2024 11:46 – atualizado há 8 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Morreu na manhã desta quinta-feira (24), em Porto Alegre, o músico e acordeonista Albino Manique, fundador do grupo Os Mirins. O artista, natural de São Francisco de Paula, na Serra do Rio Grande do Sul, tinha 80 anos e era considerado um ícone da música tradicionalista.

Albino Manique / Divulgação

De acordo com familiares, Manique enfrentava problemas de saúde em razão de um câncer de pulmão. Ele estava hospitalizado há cerca de três semanas. O músico deixa três filhas.

Ainda não há informações sobre o velório.

A carreira de Manique começou aos 12 anos, ao lado de Francisco Castilhos, com quem formou a Dupla Mirim. Mais tarde, a parceria com Antoninho Duarte e, depois, com Oscarzinho resultou no consagrado grupo Os Mirins.

Em 2014, Albino Manique foi agraciado com o Troféu Guri, iniciativa do Grupo RBS que reconhece personalidades gaúchas que se destacam em suas áreas de atuação, promovendo o Rio Grande do Sul para o Brasil e o mundo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE