Rio Grande do Sul
Maio começa com chuva e queda de temperatura no Rio Grande do Sul
A semana será de chuva e queda de temperatura em boa parte do território gaúcho
A semana será de chuva e queda de temperatura em boa parte do território gaúcho. A chegada de uma frente fria vinda da Argentina provocará uma sequência de dias chuvosos. Diversos municípios devem registrar grandes volumes de chuva, com marcas que podem se aproximar da média histórica para o mês de maio em poucos dias, de acordo com a MetSul Meteorologia. A chuva deve se concentrar principalmente entre terça e quarta-feira.
O tempo começa a mudar nesta segunda-feira. Ao longo do dia, haverá aumento da nebulosidade e a chuva deve começar já na segunda, da tarde para a noite, pelo Oeste, parte do Noroeste, Sul e pontos do Centro gaúcho.
Erechim: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 14°C e máxima de 26°C
Na terça, a chuva se reforça sobre o Rio Grande do Sul e atinge quase todas as regiões do estado. Pode chover moderado a forte em algumas regiões, como áreas entre o Centro e o Noroeste gaúcho. No extremo Sul, ainda deve haver tempo firme em parte da região e o sol até pode aparecer.
Na quarta-feira, o tempo segue instável, com muitas nuvens e chuva na maioria das regiões. A instabilidade maior tende a ocorrer em pontos da Metade Norte do estado. No extremo Sul e setores da fronteira com o Uruguai, sob ar mais seco e frio, o tempo melhora.
Na quinta-feira, o tempo começa a limpar na parte do Oeste e em partes da região Sul. Nas demais regiões, especialmente na Metade Norte e parte do Leste, o dia ainda terá muitas nuvens e chuva em diversos pontos.
Na sexta-feira, o tempo melhora em boa parte do território gaúcho, mas permanecem muitas nuvens e chance de chuva em pontos do Norte e Nordeste.
Volumes de chuva
A previsão indica que parte do Rio Grande do Sul deve ter grandes volumes de chuva. As várias simulações computadorizadas com que trabalha a MetSul indicam a probabilidade de acumulados elevados em setores do território gaúcho nesta semana, mas não deve chover bastante em todo o estado.
De acordo com a MetSul, os modelos têm apresentado variações em relação ao volume de chuva. Alguns modelos apontam que boa parte da área do estado terá volume entre 50mm e 100mm ao longo da semana. Outros prognósticos apontam mais de 100mm acumulados de chuva em pontos do estado.
Não estão descartados períodos de chuva moderada a forte em pontos isolados, especialmente entre terça e quarta-feira, que serão os dias de instabilidade mais generalizada e de maior intensidade.