Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

Maioria de prefeitos quer apoio do MDB a Eduardo Leite

Paulo Pólis de Erechim, e Murilo Machado da Silva, de Triunfo, expuseram as razões positivas à aliança.

Jornal do Comércio
por  Jornal do Comércio
19/07/2022 06:21 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A reunião da Associação de Prefeitos e Vices do MDB gaúcho aprovou, por ampla maioria, que o partido apoie a candidatura do ex-governador Eduardo Leite (PSDB) ao Piratini. A decisão foi tomada em reunião realizada na noite desta segunda-feira (18) na sede estadual do MDB no Centro de Porto Alegre, em um placar de 58 votos favoráveis à aliança e 10 contrários. Informação é do Jornal do Comércio.

Reunião da associação setorial do partido ocorreu na sede do MDB estadual na noite desta segunda-feira

Os gestores presentes tiveram espaço para pontuar os respectivos argumentos. Por proposta do presidente da Associação, Gustavo Stolte, prefeito de Quinze de Novembro, foram designados dois prefeitos para serem os porta-vozes das duas posições: a favor e contra. Paulo Polis, de Erechim, e Murilo Machado da Silva, de Triunfo, expuseram as razões positivas à aliança. Já Sebastião Melo, de Porto Alegre, e Claudinei Oliveira, de Três Palmeiras, defenderam a tese de candidatura própria do MDB, sem a possibilidade de o MDB indicar o vice.

Ao final do encontro, o presidente da Associação, Gustavo Stolte, e integrantes de sua executiva, se reuniram para editar um documento com a posição tomada pelo colegiado, a ser entregue à executiva estadual.

Embora a resolução dos prefeitos não sele um apoio definitivo da sigla ao tucano, a vontade dos chefes dos executivos municipais é mais um passo em direção à intenção do MDB Nacional. Na semana passada, o presidente do partido, deputado federal Baleia Rossi, esteve em Porto Alegre para marcar a posição da sigla junto à Executiva estadual, que necessita da aliança local para que o PSDB também endosse oficialmente seu apoio à pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) ao Planalto.

A situação no MDB gaúcho é de tensão, porque uma ala do partido, representada por nomes históricos como o ex-governador José Ivo Sartori, o prefeito de Rio Grande, Fábio Branco, e outros nomes da executiva estadual defendem que o partido concorra com um nome próprio, no caso, o do deputado estadual Gabriel Souza, escolhido internamente e que venceu concorrentes como o ex-secretário estadual de Segurança Cezar Schirmer.

Já outros filiados, em especial os prefeitos e vices, já eram favoráveis a uma aliança com o PSDB, principalmente por não enxergarem em Gabriel Souza grandes chances eleitorais. A aliança com o PSDB seria, então, não só pragmática quanto programática, já que os favoráveis ao tucano apontam semelhança e continuidade entre o programa de Leite e Sartori. A posição é defendida por nomes como o deputado estadual Juvir Costella (MDB), que foi secretário de Logística e Transportes de Leite, e pelo presidente da Famurs, Paulinho Salerno, prefeito de Restinga Seca.

Porém, as tentativas de emplacar o apoio ao tucano se viram frustradas quando o presidente estadual Fábio Branco cancelou a reunião prevista para 10 de julho, e que rediscutiria a posição do partido. A vinda de Baleia Rossi ao Estado, porém, reacendeu as discussões, dando força ao debate dos prefeitos.

A instância que decidirá a posição oficial do MDB continua sendo a convenção estadual do MDB, marcada para o dia 31 de julho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE