Cidade
Mais de 150 propriedades em São Valentim estão sem água
Na maioria dos casos falta água até para o consumo humano. Prefeitura vai contratar caminhões pipas para suprir a demanda.
Nesta sexta-feira (27) já são mais de 150 propriedades agrícolas que enfrentam a falta de água no município de São Valentim, no Alto Uruguai gaúcho. Agricultores que possuem tanque-reboque conseguem ficar menos dependentes do transporte que é feito de forma improvisada pela Secretaria de Agricultura do município.
O prefeito Claudimir Paniz aguarda o reconhecimento do Decreto de Situação de Emergência pelos governos do Estado e Federal, para contratar caminhões pipa e amenizar a demanda no transporte.
Os prejuízos causados pela estiagem aumentam a cada dia para produtores e também para a administração municipal. Quando os ganhos dos produtores rurais diminuem a receita do município despenca, diz o prefeito.
Paniz, cita um relatório de técnicos da Emater apontando que mais da metade da safra de milho está perdida e nas áreas mais críticas, a plantação de soja está em situação idêntica em São Valentim.
Veja a matéria completa em vídeo logo abaixo: