Economia

Meta de Programa de Exportação supera 70% de adesão no polo de Erechim

Peiex da Microempa agregou 25 empresas desde o fim do ano passado, sendo a maior parte dos setores metalmecânico e de móveis

Por Fabiano Provin/Assessoria Publicado em 13/09/2022 08:30 - Atualizado em 03/06/2024 11:21

O Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) é desenvolvido pela Microempa no núcleo de Caxias do Sul e nos polos de Bento Gonçalves e Erechim. A entidade venceu o edital da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para desenvolver a iniciativa que visa preparar empresas não exportadoras e iniciantes para atuação no Comércio Exterior de forma planejada e segura.

Segundo o técnico extensionista do Peiex em Erechim, José Pretto da Silva, o projeto tem como metodologia a aplicação de diagnósticos que avaliam as competências para a exportação da empresa, capacitações customizadas e a entrega de um Plano de Exportação. Esse documento é um passo-a-passo para que a empresa consiga inserir seus produtos em mercados estrangeiros, aumentando sua base de clientes, lucro e, consequentemente, garantindo maior saúde financeira ao negócio.

O polo de Erechim atende atualmente a 25 empresas, sendo que até o final do programa serão beneficiadas 35 empresas, ou seja, 71,4% da meta está superada. Os dois principais setores de atuação são o metalomecânico e o de móveis, com seis empresas cada. Em seguida estão os segmentos confecções (quatro), pedras preciosas (duas), itens de papel e papel higiênico (duas) e plásticos, alimentos e bebidas, produtos químicos, casa e construção e ervateira (uma empresa cada).

Conforme o técnico do Peiex, até o momento quatro empresas realizaram exportações, sendo uma do setor metalmecânico para a Argentina, uma de máquinas e equipamentos para ervateiras para Argentina e Uruguai, uma de estofados e poltronas para o Uruguai e uma de erva-mate para a Argentina. Outros empreendimentos estão em negociação de seus produtos com importadores de diversos países.

Silva lembra que entre os objetivos do Peiex está o aprimoramento das competências para exportação e a identificação de melhorias a serem realizadas nos produtos ou processos. “Nesse contexto, apontar os mercados que tenham melhor aderência aos produtos e criar conexões entre a empresa e comerciais exportadoras e entidades setoriais também são funções do programa, formulando um guia para a primeira exportação da empresa”, contextualiza.

Novos mercados na América Latina

Uma das empresas que passou a exportar depois de aderir ao Peiex é a Ervateira Andreola, de Erechim. Desenvolvendo o programa desde abril de 2022, o sócio-gerente Laury Vitório Andreola explica que a última negociação foi encaminhada em agosto para a Argentina, que tem um mercado que consome muito o produto. “Nossa meta é produzir 100% erva-mate para exportação, principalmente para a Argentina, que tem alta demanda. Já estamos buscando mercados no Chile e no Uruguai, além da Europa”, adianta o empreendedor.

Distante 31 quilômetros ao sul de Erechim, na cidade de Getúlio Vargas, está a PC Cozinhas, outro negócio que participa do Peiex. Conforme o diretor comercial da maior fabricante do País de cozinhas para caminhões, Charles Coltro, os negócios além-fronteira se iniciaram no mesmo mês de adesão ao programa, ou seja, em abril deste ano. “A Argentina foi o primeiro destino dos nossos produtos. É para lá que irão outros três pedidos encaminhados em setembro e que representam ao todo 5% do faturamento da empresa”, anuncia o diretor.

Expectativas superadas

O Peiex em Erechim atende a cidades localizadas num raio de 100 quilômetros do polo, principalmente as que compõem a Associação do Municípios do Alto Uruguai, integrado por 32 cidades. O técnico José Pretto da Silva complementa que empresas fora da área de abrangência e desejam participar do Peiex podem ser atendidas de forma remota.

O Núcleo Peiex desenvolvido pela Microempa foi lançado em novembro do ano passado e vem superando expectativas no que diz respeito ao número de empresas participantes. A adesão ao programa é gratuita, sendo que podem se inscrever empresas com CNPJs ativos, com produtos ou serviços exportáveis, que desejam se qualificar para exportar e tenham condições de aumentar a produção ou dedicar parte dela para atender os clientes internacionais.

Os empresários interessados em acessar o Peiex podem contatar a Associação das Empresas de Pequeno Porte da Região Nordeste do RS – Microempa pelos e-mails monitor.caxiasdosul@apexbrasil.com.br e josiani@microempa.com.br ou pelo telefone (54) 3025.7532.

Conteúdo relacionado