Clima
Metsul alerta para formação de ciclone "muito intenso" na costa entre o RS e Uruguai
Ciclone muito intenso e muito incomum para o verão se formará nas costas do Rio Grande do Sul e do Uruguai
A MetSul Meteorologia alerta que um ciclone muito intenso para os padrões históricos desta época do ano vai se formar entre hoje (3) e amanhã (4) junto ao Sudeste do Rio Grande do Sul e o Leste do Uruguai. Este sistema trará potencial pra transtornos por chuva localmente forte a excessiva, temporais isolados com risco de vendavais e rajadas de vento ciclônico que serão fortíssimas em alto mar e fortes a muito fortes em pontos das costas do Uruguai e do Rio Grande do Sul.
O ciclone e a frente fria derivada do sistema vão mexer com o tempo em todo o Centro-Sul do Brasil durante esta segunda metade da semana, trazendo primeiro chuva e temporais e, na sequência, queda de temperatura e um alívio na sequência de dias de muito calor.
No decorrer da quinta, o ciclone começa a progredir lentamente para Leste-Nordeste em alto mar, no Atlântico, mas ainda traz instabilidade para a maioria das regiões gaúchas, em especial na primeira metade do dia. No decorrer da quinta, algumas áreas já devem começar a apresentar gradual melhoria com aberturas de sol.
Agitação marítima e ressaca
Adverte-se ainda que em razão do ciclone ser intenso e evoluir lentamente razoavelmente perto da costa, o mar deve ficar muito agitado no litoral do Uruguai e na costa gaúcha e do Sul do Brasil com alto risco de ressaca que pode ser forte em algumas praias, não se descartando erosão costeira. A navegação será extremamente desaconselhável na costa durante a atuação deste ciclone sob risco de naufrágio.
A Defesa Civil RS emitiu na manhã desta quarta-feira (3), um alerta de chuvas intensas com rajadas de vento até 80km/h, descargas elétricas e eventual queda de granizo para todo o Estado. Alerta válido para as próximas 24h.
Quer receber as notícias do Au pelo whatsapp? Então clica aqui.