Rio Grande do Sul
Metsul alerta para temporais com risco de granizo no RS
Há alto potencial de vento forte com rajadas em muitas cidades que poderão ir entre os 60 km/h a 80 km/h, mas que em alguns pontos pode ficar perto ou passar dos 100 km/.
A MetSul Meteorologia alerta para um perigoso cenário de tempo severo no final desta quinta e no começo da sexta-feira com elevado risco de temporais que podem ser fortes a severos no Rio Grande do Sul. "Há possibilidade de tempestades suficientemente fortes para causar danos em diferentes municípios".
A mudança do tempo vai começar a partir do Oeste do Rio Grande do Sul no final desta quinta-feira. Áreas de instabilidade com chuva e raios vão se formar no fim da tarde e/ou à noite na porção Oeste do território gaúcho. No fim do dia e no decorrer da madrugada da sexta, a instabilidade do Oeste vai rapidamente se deslocar para as demais regiões gaúchas com tendência de forte intensificação, o que vai levar chuva a todas as regiões gaúchas no começo da sexta.
A maioria dos modelos numéricos indica que a instabilidade deve chegar à região de Porto Alegre e área metropolitana durante a madrugada desta sexta-feira com risco de chuva forte, granizo e vendavais que localmente podem ser fortes a intensos.
O deslocamento da instabilidade pelo estado entre a madrugada e a manhã desta sexta-feira vai ser muito rápido, assim a MetSul Meteorologia antecipa que o tempo melhora com o retorno do sol e elevação da temperatura durante a sexta. Na Metade Norte, contudo, há possibilidade de pancadas de chuva com risco ainda de temporais isolados de granizo da tarde para a noite da sexta-feira, embora o sol apareça com nuvens em diversos pontos da região.
Há alto potencial de vento forte com rajadas em muitas cidades que poderão ir entre os 60 km/h a 80 km/h, mas que em alguns pontos pode ficar perto ou passar dos 100 km/. O granizo, na maioria das áreas, deve ser pequeno, mas em alguns pontos pode ser de maior tamanho.
"Assim, rajadas de vento com potencial de danos ou mesmo destrutivas não são afastadas. Há risco ainda de fenômenos severos isolados de vento como microexplosões e tornados, considerando a presença de uma corrente de jato em baixos níveis com vento de até 100 km/h a 1.500 metros de altitude (mapa acima), gerando grande cisalhamento de vento", diz o boletim.
Esta é uma época do ano em que os temporais costumam aumentar em frequência no Sul do Brasil à medida que a primavera se aproxima, logo começa gradualmente o período do ano em que há maior risco de tempo severo com granizo e vendavais.
Nesta mesma época do ano, em 2022, um violento temporal de granizo atingiu a cidade de Rio Pardo. Na sequência, a supercélula avançou para a Região Carbonífera e depois a região metropolitana com granizo de variado tamanho em Porto Alegre e uma microexplosão com possível tornado que trouxe danos severos por vento entre Canoas, Cachoeirinha e Gravataí.
Leia o boletim completo da Metsul aqui: