Santa Catarina
Microexplosão causa destruição em município catarinense
A Defesa Civil confirmou o fenômeno que aconteceu em Abelardo Luz, na tarde de terça-feira (19). O município contabilizou estragos no interior
Uma microexplosão foi registrada no início da tarde desta terça-feira (19) em Abelardo Luz, no Oeste de Santa Catarina, durante um temporal. A informação foi confirmada pela meteorologista da Defesa Civil, Ana Luiza Dors Wilke.
O fenômeno se formou devido a intensas áreas de instabilidade, associadas ao fluxo de calor e umidade vindos da região Amazônica e a influência de um sistema de baixa pressão atmosférica, conforme a nota da Defesa Civil.
A microexplosão atingiu a linha Santo Antônio, interior de Abelardo Luz. No local, foi registrada chuva forte e vendaval. Conforme a Defesa Civil, além das árvores arrancadas, um galpão e um aviário ficaram destruídos.
O aviário abrigava cerca de 28 mil aves. O telhado foi arrancado com a força do vento. Ainda, outras edificações da propriedade também foram afetadas pelo temporal.
A Defesa Civil explica que várias árvores, tanto de grande quanto de pequeno porte, caíram na área afetada pelos ventos. O Corpo de Bombeiros foi mobilizado e não houve registros de feridos.