Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Ministério da Saúde confirma antecipação da vacina da Johnson

Após autorização da agência reguladora dos EUA, 3 milhões de doses dos imunizante devem ser enviados na terça-feira.

Agência Brasil
por  Agência Brasil
12/06/2021 16:43 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Ministério da Saúde confirmou, neste sábado, a antecipação de doses da vacina da farmacêutica Janssen, da Johnson & Johnson, após a autorização da FDA, agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos. O envio de 3 milhões de doses do imunizante contra a Covid-19 está previsto para a terça-feira.

As vacinas vêm com prazo de validade até 27 de junho. Por isso, o ministério vai ter poucos dias para a distribuição e aplicação das doses. A estratégia da pasta prevê a distribuição em cinco dias com a utilização só nas capitais, em razão da logística.

Na sexta-feira, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reuniu com a farmacêutica para discutir o pedido de extensão do prazo de validade da vacina no Brasil.

Atualmente, o prazo de validade aprovado pela Anvisa é de três meses. A proposta da empresa é ampliar para quatro meses e meio. A agência reguladora dos Estados Unidos aprovou essa extensão na quinta-feira.

A vacina é fabricada pela Janssen, que é o braço farmacêutico da companhia Johnson & Johnson, e é ministrada em dose única, diferentemente das outras vacinas aplicadas no Brasil atualmente.

Na reunião dessa sexta, a equipe da gerência-geral de medicamentos da Anvisa esclareceu dúvidas e se comprometeu a finalizar a análise das informações apresentadas pela Janssen o mais breve possível.

Por se tratar de uma vacina com autorização para uso emergencial no Brasil, a decisão quanto ao pedido da farmacêutica cabe à Diretoria Colegiada da Anvisa, que deve se reunir já na próxima semana.

A vacina contra a Covid-19 da Janssen recebeu autorização, para uso emergencial no Brasil, em 31 de março.

Balanço de vacinação

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 109,5 milhões de doses de vacinas foram distribuídas desde 18 de janeiro, quando começou a campanha de vacinação contra a Covid-19 no país. Dessas, mais de 76,7 milhões foram aplicadas, sendo 53,2 milhões de primeiras doses e 23,5 milhões em reforço (dose 2). Até agora os imunizantes aplicados no país foram CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE