Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Breno Esaki/Agência Saúde/DF
Saúde

Ministério da Saúde vai entregar 7,8 milhões de doses da Janssen em novembro

A ideia do Ministério da Saúde é aplicar o imunizante de dose única como dose de reforço e para compor a campanha de vacinação contra a Covid de 2022.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
20/10/2021 15:37 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Brasil receberá, em novembro, mais 7,8 milhões de doses da vacina de dose única da Janssen para reforçar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Para dezembro, são esperadas outras entregas, que somam 28,4 milhões de unidades. As informações foram confirmadas pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta quarta-feira. Segundo Queiroga, o cronograma é resultado de uma busca ativa do governo por vacinas. "É o que nós temos feito: trabalhado fortemente para impulsionarmos uma das maiores campanhas públicas de vacinação do mundo."

O Ministério da Saúde havia fechado a compra de 38 milhões de unidades do imunizantes de dose única. As novas remessas programadas concluem as entregas contratadas, já que a farmacêutica entregou 1,8 milhão de doses até o momento. O Brasil recebeu, ainda, outras 3 milhões da vacina por doação dos Estados Unidos, mas esse montante não está contabilizado nas negociações entre a Janssen e o governo brasileiro.

A ideia do Ministério da Saúde é aplicar o imunizante de dose única como dose de reforço e para compor a campanha de vacinação contra a Covid de 2022. Por enquanto, pela disponibilidade, a pasta tem dado preferência pela aplicação da Pfizer como dose extra aos profissionais de saúde, imunossuprimidos e pessoas acima de 60 anos. No entanto, a AstraZeneca e a Janssen também podem ser utilizadas para essa finalidade.

Apesar de ser uma vacina de dose única, a Janssen apresentou resultados de um estudo mostrando que uma segunda aplicação, feita cerca de dois meses após a primeira, aumentou a proteção de 70% para 94%. A agência reguladora norte-americana aprovou a dose de reforço para aumentar a imunidade. No Brasil, o Ministério da Saúde ainda não informou se aplicará o imunizante duas vezes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE