Santa Catarina
Ministro da Saúde visita Chapecó em meio a colapso provocado pela Covid-19
General Eduardo Pazuello visita espaços de atendimento em Chapecó e se reúne com governador e prefeitos; Estado tem 280 pessoas à espera por vaga de UTI
O ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, visita nesta sexta-feira (5) Chapecó, no Oeste do Estado. A vinda a Santa Catarina ocorre no momento em que o Estado atravessa um colapso no sistema de saúde, com 100% de lotação das UTIs e transferência de pacientes a hospitais do Espírito Santo.
Pazuello desembarcou no aeroporto de Chapecó por volta das 12h50min. Ele partiu de carro em um comboio para a agenda de visitas nos espaços de saúde.
A agenda de Pazuello em SC estava prevista para começar às 10h30min, com visita à Unidade de Pronto Atendimento de Chapecó, mas houve atraso por conta de falta de condições de voo e pela agenda anterior do ministro no Paraná. Com isso, a visita à UPA, unidade passou a contar com leitos de UTI e foi adaptada para receber pacientes com complicações mais graves de Covid-19, pode não ocorrer.
Após conhecer o local, está prevista uma reunião com o governador Moisés, prefeitos de cidades do Oeste e parlamentares catarinenses, no próprio Centro de Eventos. Durante a semana, o governador chegou a informar que Pazuello visitaria também Xanxerê, mas a agenda em divulgação na região só citava Chapecó. O Ministério da Saúde não respondeu o contato da reportagem para confirmar a agenda.
O ministro da Saúde não antecipou anúncios, mas o Estado pretende solicitar ao governo federal na visita a instalação pelo menos 60 leitos de UTI para um hospital de campanha, em espaço já montado no Centro de Eventos, além de auxílio com envio de profissionais médicos. A intenção é reduzir a fila de espera por vagas de UTI na região.
Para receber as notícias do AU pelo whatsapp, clique aqui