Cidade
Moradores do bairro Frinape voltam a reclamar de barulho e poeira gerados em silos
Vídeo: Barulho noturno ainda é a reclamação maior, mas poeira faz moradores manter casas fechadas dia e noite.
Moradores do Bairro Frinape, em Erechim, voltaram a reclamar da poeira e do barulho que resulta da limpeza e secagem de grãos nos silos de cereais da Cooperalfa.
O problema é antigo e acabou parando na Polícia Ambiental e Ministério Público, ainda antes da pandemia.
Nesse período de safra, em outros anos, os moradores conseguiam negociar com a gerência local da cooperativa o funcionamento do sistema de silos até 22h, mas agora os apelos dos moradores não são ouvidos.
Nesta segunda-feira (27), o representante dos moradores voltou a se queixar ao Ministério Público e a Polícia ambiental. Jandir dos Santos, diz que os vizinhos ao complexo de silos não conseguem dormir a noite, nem mesmo nos finais de semana.
Ele destaca que a poeira e farelo de casca de cereais se acumula nos telhados, nas calçadas e as casas precisam ficar fechadas dia e noite para evitar a entrada do pó.
Ainda segundo o representante dos moradores, o Ministério Público prometeu reabrir o procedimento que resultou em acordo anos atrás.
O que mais preocupa os moradores ainda é o barulho, dizem alguns, que não estão conseguindo trabalhar por conta do sono.