Segurança
Movimentação de viaturas, avião e militares chama atenção no aeroporto de Chapecó
Cerca de quinze militares embarcaram no avião que chegou na cidade no fim da manhã de hoje, dia 14.
A Força Nacional de Segurança Pública e a Polícia Federal usaram o Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, em Chapecó/SC, como base aérea nesta manhã de terça-feira (14). Eles chegaram no local em cinco viaturas, carregadas com malas e equipamentos.
Cerca de 15 militares embarcaram na aeronave Embraer E175 que saiu de Brasília/DF e faz parte da frota de dois aviões da Polícia Federal. O destino é o estado do Amazonas, onde vão atuar na Operação Arpão I, em combate ao crime organizado.
Os militares estavam em uma missão, prorrogada pelo ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB) até março deste ano, na Terra Indígena Guarita, entre o Noroeste e o Norte do Rio Grande do Sul.
A Terra Indígena Guarita, que fica entre os municípios de Redentora, Erval Seco e Tenente Portela, registra conflitos em razão da disputa pela liderança da comunidade. Em 2019, o cacique da reserva foi alvo de uma tentativa de homicídio. O contingente será revezado por outros militares.
No RS, os militares atuam em ações de preservação da ordem pública, segurança das pessoas e proteção de patrimônio. A terra indígena possui cerca de 16 mil hectares de extensão territorial, e compreende os municípios de Nonoai, Gramado dos Loureiros, Planalto e Rio dos Índios.
A Força Nacional de Segurança Pública foi criada em 2004. A atuação do departamento é coordenada pela SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública) do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).