Cidade

No mês da mulher, vamos falar de carreira, autoestima e empoderamento feminino

Mulher x Carreira: Caderno de RH, por Michelle Mocellin

Por Michelle Mocellinn Publicado em 12/03/2021 14:08 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

O mês de março chegou para comemoramos com muito orgulho o nosso dia, nossas conquistas no mercado de trabalho e nossa participação que vem crescendo gradativamente, comprovado pelas pesquisas.

Isso ainda não muda os desafios que continuamos a encontrar na trajetória profissional, porém, nosso protagonismo vem permitindo que ocupemos novas posições de destaque. Já somos quase 55% da força de trabalho apontado recentemente pelo (IBGE), com destaque nos cargos de liderança em comunicação. Isso precisa ser comemorado por todos.

Dentre todos os desafios que encontramos para estar presente nesse mercado tão competitivo, o maior de todos continua sendo conciliar a vida doméstica com a rotina de trabalho, e isso, só aumentou durante a pandemia por conta do home office. Mas como somos conhecidas por sermos multitarefas, damos conta do recado, mesmo que isso custe nossa saúde física e mental. Sim, pesquisas recentes também apontam que dos profissionais trabalhando de casa, as mulheres são as mais atingidas pelo fato de ter que cuidar dos filhos, de suas tarefas escolares, da casa e de tudo que faz parte da rotina do lar.

A diferença salarial entre homens e mulheres ainda é apontada como uma das principais queixas femininas quando o assunto é igualdade. Porem, nos encontramos na frente no ranking da busca pelo conhecimento e desenvolvimento contínuo, o que tem nos permitido esse crescimento no mercado de trabalho e nos cargos de liderança. Buscamos aprender mais e constantemente.

O fato é, que a responsabilidade nessa busca que estamos fazendo desde 1970, quando as mulheres iniciaram sua jornada profissional, ainda é nossa. Somos nós as coautoras das histórias que queremos escrever e do legado que queremos deixar. Somos responsáveis através das nossas habilidades que nos diferem naturalmente dos homens, a propiciar o diferencial que conseguimos ter na nossa forma de liderar e gerir pessoas.

A maior habilidade que já conquistamos é a de equilibrar os âmbitos profissionais e pessoais, onde as demandas são altas e contínuas, apesar dos cenários serem diferentes. Outra habilidade muito apreciada e que vem ajudando no aumento da busca por mulheres para ocuparem cargos de liderança, é que naturalmente conseguimos nos colocar mais no lugar do outro, assim, ouvir mais na essência, ajudando seus liderados no crescimento profissional.

Somos ou não, incríveis? Somos e podemos estar onde quisermos. Continuemos nossa busca por coisas maiores e principalmente, por nossas conquistas e interesses.

Michele Mocellinn
Empreendedora, Mentora Especialista em Carreira e Master Executive Coach
(54) 99646-1809

Conteúdo relacionado