Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Novo limite de juros do consignado do INSS entra em vigor

Limite para operações agora é de 1,8% ao mês

Brasil 61
por  Brasil 61
13/12/2023 19:33 – atualizado há 15 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Entrou em vigor nesta quarta-feira (13) o novo teto de juros do consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Aprovada em 4 de dezembro, a medida reduziu o limite de juros de 1,84% para 1,8% ao mês, em decorrência do corte de 0,5 ponto percentual na Taxa Selic. O novo teto também abrange o cartão de crédito consignado, cujas taxas caíram de 2,73% para 2,67% ao mês, em consonância com as propostas do governo.

Desde setembro, quando iniciaram os cortes na Selic, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou que a pasta seguiria as variações da taxa de juros e proporía ajustes no limite do consignado conforme a queda nos juros. As alterações passaram pela aprovação do CNPS.

O histórico do impasse sobre os juros do crédito consignado do INSS remonta a março, quando o CNPS reduziu o teto para 1,7% ao mês. Essa decisão gerou discordâncias entre os ministérios da Previdência Social e da Fazenda, levando a uma suspensão temporária das ofertas pelos bancos.

Após negociações, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva arbitrou o impasse, estabelecendo um teto de 1,97% ao mês. Esta solução foi adotada após divergências entre o Ministério da Previdência, que defendia 1,87%, e a Fazenda, que propunha 1,99%. A medida busca equilibrar as necessidades dos aposentados e pensionistas, garantindo também a estabilidade das instituições financeiras.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE